Show simple item record

Tecnologias digitais e ensino do esporte na formação continuada de professores de Educação Física

dc.contributor.advisorMaissiat, Jaqueline
dc.contributor.authorCamilo, Jalber Boa
dc.date.accessioned2020-07-29T14:31:13Z
dc.date.available2020-07-29T14:31:13Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationCAMILO, Jalber Boa. Tecnologias digitais e ensino do esporte na formação continuada de professores de Educação Física. 2020. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Humanidades) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/589
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa buscou contribuir, no campo da formação continuada, para discussões e reflexões sobre as tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem dos esportes como objeto de conhecimento curricular, por meio do intercâmbio de ideias entre professores em serviço, em um curso de formação continuada oferecido na Plataforma Moodle pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Orientada pela abordagem qualitativa, com elementos da pesquisa colaborativa, a investigação empregou os instrumentos de produção de dados em forma de questionários semiestruturados e por meio de atividades realizadas ao longo do curso, entre professores de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, regentes de classe nas escolas da rede estadual e redes municipais do estado do Espírito Santo. Por meio da técnica de análise temática do conteúdo, os resultados oriundos da investigação apontam que a formação continuada entre pares e com enfoque nos próprios conhecimentos que os docentes constroem coletivamente podem incidir de maneira decisiva em reformulações de práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias e podem estimular e potencializar competências profissionais ligadas a uma postura de assunção de aprendizagem profissional contínua. Vale destacar também que, por esta investigação estar circunscrita em um programa de mestrado profissional, as contribuições dos professores participantes também permitiram a validação de conteúdos apresentados no decorrer da formação, os quais serviram de base para a elaboração de um e-book sobre as tecnologias digitais no ensino do esporte. O referido material educativo tem o intuito de apresentar algumas reflexões sobre o tema e, por conseguinte, constituir-se em subsídio que permita aos docentes pensar, refletir e criar novas possibilidades para o trabalho educativo nas escolas.pt_BR
dc.format.extent212 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectEnsino dos esportespt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.titleTecnologias digitais e ensino do esporte na formação continuada de professores de Educação Físicapt_BR
dc.typeDissertação de mestrado
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionSecretaria da Educação do Estado do Espírito Santo (Sedu)pt_BR
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/0422043461167439
dc.identifier.capes30004012072P5pt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4403199428657031pt_BR
ifes.course.underposgraduateEnsino de Humanidades
dc.contributor.memberMoreto, Charles
dc.contributor.memberPozzatti, Mariana
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1377906367679056pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8799-7311pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9124-4267pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record