Tecnologias digitais e ensino do esporte na formação continuada de professores de Educação Física

Camilo, Jalber Boa (2020)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa buscou contribuir, no campo da formação continuada, para discussões e reflexões sobre as tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem dos esportes como objeto de conhecimento curricular, por meio do intercâmbio de ideias entre professores em serviço, em um curso de formação continuada oferecido na Plataforma Moodle pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Orientada pela abordagem qualitativa, com elementos da pesquisa colaborativa, a investigação empregou os instrumentos de produção de dados em forma de questionários semiestruturados e por meio de atividades realizadas ao longo do curso, entre professores de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, regentes de classe nas escolas da rede estadual e redes municipais do estado do Espírito Santo. Por meio da técnica de análise temática do conteúdo, os resultados oriundos da investigação apontam que a formação continuada entre pares e com enfoque nos próprios conhecimentos que os docentes constroem coletivamente podem incidir de maneira decisiva em reformulações de práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias e podem estimular e potencializar competências profissionais ligadas a uma postura de assunção de aprendizagem profissional contínua. Vale destacar também que, por esta investigação estar circunscrita em um programa de mestrado profissional, as contribuições dos professores participantes também permitiram a validação de conteúdos apresentados no decorrer da formação, os quais serviram de base para a elaboração de um e-book sobre as tecnologias digitais no ensino do esporte. O referido material educativo tem o intuito de apresentar algumas reflexões sobre o tema e, por conseguinte, constituir-se em subsídio que permita aos docentes pensar, refletir e criar novas possibilidades para o trabalho educativo nas escolas.


Coleções: