Metodologias ativas e o ensino de ciências com foco na paleontologia: uma revisão

Macieira, Milca Laís da Luz (2024)

tcc

Este trabalho investiga o uso de Metodologias Ativas (MAs) no ensino de paleontologia no ensino básico, com foco nas ciências naturais. A pesquisa se fundamenta na observação de que, embora MAs sejam amplamente discutidas, há uma lacuna na literatura quanto à aplicação dessas abordagens em paleontologia. Utilizando uma revisão sistemática de literatura, foram analisadas produções acadêmicas publicadas entre 2019 e 2024, selecionadas em bases como Periódicos Capes, BDTD e Google Scholar. Os critérios de inclusão englobaram documentos em português e inglês, acessíveis, e que apresentassem a proposta ou aplicação efetiva de MAs no ensino básico. A busca resultou em 16 trabalhos que atenderam aos critérios estabelecidos. Entre as MAs identificadas, destacaram-se oficinas pedagógicas, jogos educacionais, o uso de aplicativos (TDICs), sala de aula invertida, elaboração de mapas conceituais e ensino por investigação. Apesar da variedade de abordagens, foi constatado que a produção acadêmica relacionada ao tema ainda é incipiente, indicando a necessidade de maior incentivo à pesquisa nessa área. Conclui-se que as MAs apresentam potencial para tornar o ensino da paleontologia mais dinâmico e significativo, mas enfrentam desafios como a escassez de trabalhos específicos. Sugere-se, portanto, a ampliação de pesquisas futuras e o desenvolvimento de materiais didáticos que integrem essas metodologias, possibilitando sua aplicação em diferentes contextos educacionais.

This study investigates the use of Active Methodologies (AMs) in paleontology education within primary and secondary schools, focusing on natural sciences. The research is based on the observation that, although AMs are widely discussed, there is a gap in the literature regarding their application in paleontology. Through a systematic literature review, academic works published between 2019 and 2024 were analyzed, sourced from databases such as Periódicos Capes, BDTD, and Google Scholar. Inclusion criteria encompassed accessible documents in Portuguese and English that proposed or effectively applied AMs in basic education. The search resulted in 16 studies meeting the established criteria. Highlighted AMs included pedagogical workshops, educational games, the use of applications (TDICs), flipped classrooms, concept mapping, and inquiry-based learning. Despite the variety of approaches, the academic production on this topic remains incipient, underscoring the need for further research in this area. The findings suggest that AMs have the potential to make paleontology education more dynamic and meaningful but face challenges such as the scarcity of specific studies and infrastructure limitations in some schools. Expanding future research and developing teaching materials that incorporate these methodologies is recommended to enable their application in diverse educational contexts.


Collections: