SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Faria, Maria Clara Schroeffer de (2025)

tcc

Objetivou-se propor um sequencia didática para facilitar o processo de ensino aprendizagem da micologia no ensino médio, usando o desenho como ferramenta principal. A ideia era ver verificar se ao invés de apenas decorar conceitos, os alunos aprenderiam melhor desenhando e observando fungos na natureza. Para tal, a pesquisa foi realizada com 97 alunos do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Santa Teresa. Foram ministradas duas aulas onde, na primeira os alunos desenharam o que vinham à mente quando pensavam em fungos, respondendo um questionário posteriormente. No final da aula, foram incentivados a explorar o campus em busca de fungos para desenhar e descrever. Na segunda aula, o questionário foi reaplicado e apresentaram seus desenhos, que foram votados pelos colegas. Os resultados mostraram que a experiência prática do desenho e da exploração in loco, contribuíram para entender melhor a micologia. Os desenhos finais foram mais variados e detalhados quando comparados com os iniciais, mostrando que os alunos aprenderam a reconhecer diferentes tipos de fungos. As respostas do questionário também melhoraram, indicando uma maior fixação dos conceitos. A atividade de desenho também incentivou a criatividade e o interesse dos alunos. Ao invés de só copiar do livro, eles puderam expressar suas próprias ideias e observações. A votação dos desenhos também criou um clima de competição saudável, incentivando os na participação das atividades propostas. Comprovando que o desenho pode ser uma ótima ferramenta para ensinar micologia, combinando teoria e prática de forma criativa, incentivando o interesse pela ciência.


Collections: