Estudantes surdos no Instituto Federal do Espírito Santo: acessibilidade comunicacional para além dos editais em libras
tese_doutorado
RESUMO: Estudos científicos e dados institucionais demonstram que houve uma expansão nas matrículas e na oferta do Atendimento Educacional Especializado para estudantes surdos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Considerando essa evidência, este estudo objetiva analisar as ações institucionais de acessibilidade comunicacional, promovidas pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Vitória, destinadas aos estudantes surdos matriculados. Questiona-se em que medida as ações estruturantes desenvolvidas pelo Ifes campus Vitória colaboram na garantia da acessibilidade comunicacional das pessoas surdas matriculadas. Tendo em vista essa questão, busca-se, no lócus da pesquisa, identificar os recursos de acessibilidade comunicacional; analisar a acessibilidade de relatórios e comunicados institucionais para pessoas surdas; verificar se os editais publicados em Libras entre 2021 e 2023 asseguraram isonomia e equidade para esse público; e compreender a percepção dos estudantes surdos sobre a acessibilidade comunicacional no referido campus. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, adotou a abordagem metodológica do Estudo de Caso. A partir de uma busca ativa, com o apoio do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus Vitória, foram identificados os estudantes surdos da instituição, protagonistas da pesquisa, com os quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Priorizou-se, no procedimento de análise documental, leis, decretos e documentos institucionais do Ifes, a exemplo de Relatórios de Gestão, Resoluções do Conselho Superior, a Cartilha do Napne e a Política de Acessibilidade e Inclusão. Utilizamos como base a perspectiva de dedicados à temática da surdez, como Strobel (2008), Mori e Sander (2015), Alves (2014), Quadros (2004) e Quadros e Karnopp (2007). Os resultados da pesquisa indicam que os pressupostos das políticas públicas e institucionais que visam assegurar a inclusão desse público foram parcialmente atendidos, ainda que as ações realizadas pelo campus busquem possibilitar a igualdade de oportunidades das pessoas surdas. É notória a necessidade de desenvolver uma cultura institucional visando o rompimento do preconceito com as pessoas surdas e uma maior difusão da Libras no campus Vitória. Para o sucesso do indicado acima, entendemos que todo o campus deve estar aberto à construção de uma cultura de acessibilidade e inclusão, sendo o processo construído de forma coletiva.
ABSTRACT: Scientific studies and institutional data show that there was an expansion in enrollment and in the offer of specialized educational services for deaf students in the Federal Institutes of Education, Science and Technology. Considering this evidence, this study aims to analyze the institutional actions of communicational accessibility, promoted by the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes) Vitória campus, aimed at enrolled deaf students. It is questioned to what extent the structuring actions developed by the Ifes campus Vitória collaborate in ensuring the communicational accessibility of enrolled deaf people. In view of this issue, which, more specifically, seeks to identify the resources of communicational accessibility in the locus of the research; analyze the accessibility of institutional reports and communications for deaf people; verify whether the notices published in Libras between 2021 and 2023 ensured isonomy and equity for this audience; and c understand the perception of deaf students about communicational accessibility on that campus. The research, of a qualitative and exploratory nature, adopted the methodological approach of the Case Study. From an active search, with the support of the Support Center for People with Specific Needs (NAPNE) of the Vitória campus, the deaf students of the institution, protagonists of the research, were identified, with whom semi-structured research was carried out. Laws, decrees and institutional documents of Ifes were prioritized in the document analysis procedure, such as Management Reports, Resolutions of the Superior Council and Accessibility and Inclusion Booklet and Policy. The results of the research indicate that the assumption of public and institutional policies aimed at ensuring the inclusion of this public were partially met, even though the actions carried out by the campus seek to enable equal opportunities for deaf people. The need to develop an institutional culture aiming at harmony and breaking prejudice with deaf people and a greater diffusion of Libras on the Vitória campus is notorious.For the success of the above, we understand that the entire campus must be open to this construction of a culture of accessibility and inclusion, and the process is built collectively.
Redes Sociais