Gamificação na literatura brasileira : estratégias e desafios pedagógicos no ensino médio
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Este trabalho de conclusão de curso investiga a implementação da gamificação de forma metodológica no ensino de literatura brasileira no ensino médio. Realizada por meio de uma revisão bibliográfica de artigos publicados entre 2020 e 2024, a pesquisa busca avaliar os benefícios e desafios encontrados nesta prática pedagógica. Como resultado, destaca-se que a gamificação pode promover o protagonismo dos alunos, por uma metodologia ativa, integrando elementos lúdicos ao ensino de literatura, o tornando interativo, além de promover maior engajamento em sala de aula. Entretanto, há desafios importantes a serem enfrentados como de um corpo docente capacitado e um planejamento pedagógico detalhado. Observa-se que a aplicação da gamificação requer uma personalização das atividades, conhecimento tecnológico e de equilíbrio entre as motivações intrínsecas e extrínsecas. Por fim, é sugerido que a gamificação pode superar barreiras que existem no ensino tradicional, principalmente na promoção da criatividade e interação entre os estudantes.
Redes Sociais