PASSARINHAR E EDUCAR: A OBSERVAÇÃO DE AVES COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TAXONOMIA E ECOLOGIA
tcc
O objetivo desta pesquisa foi testar a eficiência de uma sequência didática utilizando a observação de aves como ferramenta de ensino para educação ambiental, taxonomia e ecologia. A pesquisa foi organizada em três momentos: aula expositiva dialogada (introdução aos conceitos de taxonomia, evolução e ecologia das aves), aula de campo (observação de aves na Estação Biológica de Santa Lúcia) e aula de encerramento (análise dos dados coletados e confecção de um miniguia de observação de aves). Este trabalho foi aplicado em turmas do 2° e 3° anos do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Pinto Coelho, em Santa Teresa - ES e o produto final foi a criação, junto aos alunos, de um guia para auxiliar na identificação e observação de aves na região. Os resultados desta sequência didática demonstram que as metodologias ativas e o contato direto com a biodiversidade local são de grande valia para o ensino-aprendizagem, além de aumentar o engajamento dos alunos e fortalecer a conscientização ambiental.
Redes Sociais