DIAGNÓSTICO DA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: APLICAÇÃO DO MODELO SAMR NO MUNICÍPIO DE GUARAPARI (ES)

Nascimento, Emilly Kelen Palácios Mendes (2025)

tcc

RESUMO: Este trabalho investigou a integração das tecnologias educacionais no ensino de Ciências nas escolas municipais de Guarapari/ES, utilizando o modelo SAMR como referência. A pesquisa, de abordagem mista (qualitativa e quantitativa), incluiu como instrumento de coleta de dados uma roda de conversa e um questionário online, além da realização de uma oficina prática voltada à formação continuada. No entanto, a baixa adesão à pesquisa limitou a robustez estatística dos resultados. Apesar disso, com a análise qualitativa foi possível identificar que a falta de infraestrutura adequada e o uso inadequado de celulares pelos alunos dificultam sua integração eficaz. Apesar desses desafios, os professores reconhecem a relevância das tecnologias para a aprendizagem e demonstram interesse em explorá-las pedagogicamente. Conclui-se que investimentos em infraestrutura, capacitação docente e políticas claras sobre o uso de celulares são indispensáveis para potencializar o impacto das tecnologias no ensino de Ciências.

ABSTRACT: This study investigated the integration of educational technologies in Science teaching in municipal schools in Guarapari/ES, using the SAMR model as a reference. The research, with a mixed approach (qualitative and quantitative), included a discussion group and an online questionnaire as data collection instruments, in addition to a practical practice aimed at continuing education. However, the low participation in the research limited the statistical robustness of the results. However, with a qualitative analysis it was possible to identify that the lack of adequate infrastructure and the inadequate use of cell phones by students hinder their effective integration. Despite these challenges, teachers recognize the relevance of technologies for learning and demonstrate interest in exploring them pedagogically. It is concluded that investments in infrastructure, teacher training and clear policies on the use of cell phones are essential to enhance the impact of technologies in Science teaching.


Collections: