dc.contributor.advisor | Campos, Carlos Roberto Pires | |
dc.contributor.author | Sousa, José Ramos de | |
dc.date.accessioned | 2020-06-01T14:13:17Z | |
dc.date.available | 2020-06-01T14:13:17Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | SOUSA, José Ramos de. Rompendo muros, trilhando conhecimentos: contribuições da aula de campo para a alfabetização científica. 2018. 195 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Humanidades) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018. Disponível em: <http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000014/000014f7.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/573 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O presente apresenta pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), cujo o objetivo é desenvolver uma intervenção pedagógica participativa no Parque Municipal Natural Mochuara em Cariacica/ES destacando como a aula de campo nesse espaço contribui para favorecer avanços na alfabetização científica dos alunos. Adota-se a metodologia da pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Os
principais referenciais teóricos dessa pesquisa são os pressupostos da Teoria
Pedagógica Progressista Libertadora de Paulo Freire, da Complexidade de Edgar
Morin, da Teoria Sociocultural de Lev Vigotsky, em diálogo com a Teoria das aulas de
campo e com os debates no campo da Alfabetização Científica. Participaram desta
pesquisa quinze alunos do 1º ano do Ensino Médio da rede pública estadual do
Espírito Santo, em três etapas distintas: o Pré-Campo que envolveu uma investigação
dos conhecimentos prévios dos alunos em cinco módulos, sendo duas oficinas:
fotografia e georreferenciamento. A saída de campo realizada em pontos estratégicos
de observação e atividades de intervenção pedagógica, fazendo uso de exposição
dialogada e de um roteiro de atividades de campo. O Pós-campo quando os alunos
realizaram uma roda de conversa, produziram desenhos, responderam um
questionário e escolheram uma fotografia pessoal tirada no Parque Mochuara. Os
resultados indicaram que a atividade estimulou, a capacidade de organização das
informações, levantamento de hipótese, aprofundamento dos conceitos de ciências, a
autoestima dos alunos, e a aplicação do conhecimento na prática social promovendo
a alfabetização científica dos alunos. Como fruto dessa pesquisa elaboramos um
caderno pedagógico de aulas de campo no Parque Municipal Natural
Mochuara/Cariacica (ES), que poderá auxiliar outros educadores na realização de
atividades educativas no referido espaço. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This paper presents a research carried out in the Postgraduate Program in Humanities Education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (Ifes), whose objective is to develop a participatory pedagogical intervention in the Mochuara Natural Municipal Park in Cariacica / ES, highlighting as the field class in this space contributes to fostering advances in students' scientific literacy. The methodology of exploratory qualitative research is adopted. The main theoretical
references of this research are the assumptions of Paulo Freire's Theory of
Progressive Liberation, Edgar Morin's Complexity, Lev Vigotsky's Sociocultural
Theory, in dialogue with the Field Classes Theory and the debates in the field of
Scientific Literacy. Fifteen students of the 1st year of high school in the state public
network of Espírito Santo participated in this research, in three distinct stages: the PreField that involved an investigation of the students' previous knowledge in five
modules, being two workshops: photography and georeferencing. Field exits at
strategic points of observation and pedagogic intervention activities, making use of a
dialogical exhibition and a road map of field activities. Post-field when the students
held a conversation, produced drawings, answered a questionnaire and chose a
personal photograph taken at Parque Mochuara. The results indicated that the activity
stimulated, the ability to organize information, hypothesis assessment, deepening of
the concepts of science, students 'self-esteem, and the application of knowledge in
social practice promoting students' scientific literacy. As a result of this research, we
developed a pedagogical book of field lessons in the Mochuara / Cariacica (ES) Natural
Municipal Park, which may assist other educators in carrying out educational activities
in said space. | pt_BR |
dc.format.extent | 195 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Aula de campo | pt_BR |
dc.subject | Espaço educativo não formal | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Parque Mochuara | pt_BR |
dc.subject | Cariacica (ES) | |
dc.title | Rompendo muros, trilhando conhecimentos: contribuições da aula de campo para a alfabetização científica | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | pt_BR |
dc.contributor.institution | Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFETES/RJ) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | http://lattes.cnpq.br/9844213542350369 | |
dc.identifier.capes | 30004012072P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de humanidades | pt_BR |
ifes.researchArea | Práticas educativas em ensino de humanidades e formação de professores em ensino de humanidades. | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades | |
dc.contributor.member | Campos, Carlos Roberto Pires | |
dc.contributor.member | Sgarbi, Antonio Donizetti | |
dc.contributor.member | Becalli, Fernanda Zanetti | |
dc.contributor.member | Rocha, Marcelo Borges | |
Redes Sociais