Refazer o caminho da história local: uma possibilidade de ensino a partir da parceria "escola & comunidade"

Santiago, Izabella Costa (2018)

dissertação de mestrado

RESUMO: O presente texto relata um projeto de pesquisa do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vitória (ES). Buscou-se responder à seguinte questão: como a educação escolar, a partir da valorização da história e da cultura da comunidade local, pode promover uma educação cidadã e crítica com significado social? O objetivo era desencadear uma ação educativa que promovesse a identidade cultural dos moradores do bairro através das atividades desenvolvidas na comunidade a partir da escola. O corpo teórico constitui de formulações de Paulo Freire, Saviani, Le Goff, Brandão, Delgado, Bosi entre outros. Trata-se de uma pesquisa participante, do tipo colaborativa. A investigação valeu-se, além da observação participante, de fontes documentais, como fotos e relatos de moradores e bibliográficas. Desenvolveu-se a partir de uma ação pedagógica, onde participaram estudantes, educadores da escola, moradores do bairro e outras pessoas ligadas à comunidade. Os estudantes, que são netos e sobrinhos dos primeiros habitantes do Bairro Jesus de Nazareth, na cidade de Vitória-ES, local da pesquisa, realizaram uma leitura histórica dos espaços do bairro, a partir das memórias dos moradores. Constatou-se, ao final da investigação, que a ação pedagógica fortaleceu o diálogo entre a escola e a comunidade através da vertente das histórias locais. As histórias do bairro relatadas pelas pessoas do local, repletas de significados, fortaleceram a identidade da comunidade. Também, como resultado dos trabalhos, foi construído um produto educativo materializado em um site apresentando o Bairro Jesus de Nazareth a partir dos trabalhos realizados com os estudantes e com os moradores. Evidenciou-se que tais ações contribuíram na promoção de uma educação cidadã e crítica, com significado social, a partir de atividades de ensino que visavam fortalecer o senso de pertencimento ao local vivido dos sujeitos da pesquisa.

ABSTRACT: The present text reports a research project of the Master's degree in Humanity Profissional Education from Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Vitória (ES). It intended to respond the following question: How can schools, based on the appreciaton of the history and culture of the local community, promote a critical and citizenship education with social meaning? The aim was to trigger educational action to promote the cultural identity of the residents of the neighborhood through the developed activities in the community from the schools. The theoretical text document consists of Paulo Freire, Saviani, LeGoff, Brandão, Delgado, Bosi formulations and others. It is a participant and colaborative research. The survey was conducted besides the observation of participants, from documentary sources such as photos and reports of inhabitants and bibliographical. It was developed from a pedagogical action, attended by students, school educators, neighborhood dwellers and others connected to the community. The sudents, who are grandchildren and nephews of the first residents of Jesus de Nazareth district, in the city Vitória-ES, the research place, performed a historical reading of the spaces in the neighborhood based on the inhabitants' memories. It was found, at the end of the investigation, that the pedagogical action strengthened the dialogue between the school and the community through the strand of the local histories. The meaningful stories of the neighborhood reported by local people reinforced the identity of community. Also, as a result of the works, an educational product materialized in a site presenting the Jesus de Nazareth district from the works done with the students and with the residents. It was evidenced that such actions have contributed in the promotion of a citizenship and critical education, with social meaning, from educational activities aimed at reinforcing the sense of belonging to individuals' lived place of the research.


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