Currículo oculto e o Espectro Autista: uma reflexão dialógica no ensino fundamental

Benevides, Ezequiel Romão (2024)

tcc

RESUMO: Este trabalho versa sobre a importância do currículo oculto no contexto escolar e como este pode contribuir no ensino aprendizagem do indivíduo portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), garantindo sua plena participação nas atividades para aquisição do desenvolvimento sociocultural e cognitivo. Observa-se frequentemente os desafios enfrentados pelos docentes na educação especial. Para tal realizou-se uma pesquisa qualitativa, bibliográfica com busca nos repositórios da Ufes e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na tentativa de trazer contribuições por meio dos estudos nessa área. Assim, foi pesquisado sobre o espectro autista na educação e a importância do currículo oculto para a apropriação do conhecimento. Conclui-se que apesar de poucos trabalhos que interseccionam os dois temas o currículo oculto contribui significativamente para o desenvolvimento dos indivíduos sejam eles típicos ou atípicos, como aqueles com o TEA.

ABSTRACT: This work focuses on the importance of the hidden curriculum in the school context and how it can contribute to the teaching and learning of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD), ensuring their full participation in activities to acquire sociocultural and cognitive development. The challenges faced by teachers in special education are frequently observed. To this end, a qualitative, bibliographical research was carried out with a search in the repositories of Ufes and the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) in an attempt to bring contributions through studies in this area. Thus, research was carried out on the autism spectrum in education and the importance of the hidden curriculum for the appropriation of knowledge. It is concluded that despite few works that intersect the two themes, the hidden curriculum contributes significantly to the development of individuals, whether typical or atypical, such as those with ASD.


Collections: