Educação pós-pandemia: a emergência de um currículo (oculto) empático

Barros, Ana Maria ; Reinell, Raiane Roberta ; Soares, Felipe Gomes ; Arnaud, Anike Araujo (2024)

tcc

Propõe-se no presente artigo uma reflexão a respeito do conceito de currículo oculto e sua relevância na Educação Básica. Parte-se do questionamento: Como os estudos e percepções a respeito do currículo oculto se modificaram após a pandemia da Covid-19? Leva-se em consideração que a educação sofreu grandes mudanças após a pandemia de Covid-19, que assolou o mundo e gerou a necessidade de adaptação das rotinas escolares. Dessa forma, tem por objetivo refletir sobre a importância do currículo oculto na escola, considerando a pandemia enquanto marco temporal. Fez-se uso da revisão de literatura, no conceito estado da arte, para refletir, de forma qualitativa a respeito dos estudos acerca do currículo oculto. Percebe-se uma constância no conceito de Currículo Oculto ao passo que os documentos analisados fazem emergir a necessidade de um currículo mais empático, voltado para as necessidades educacionais pós-pandemia.

This article proposes a reflection on the concept of a hidden curriculum and its relevance in Basic Education. It starts with the question: How has the definition of a hidden curriculum changed after the Covid-19 pandemic? It is taken into account that education underwent major changes after the Covid-19 pandemic, which devastated the world and generated the need to adapt new school routines. In this way, it aims to reflect on the importance of the hidden curriculum at school, considering the pandemic as a time frame. A literature review was used, in the study of art concept, to reflect, in a qualitative way, on the concept of a hidden curriculum.


Collections: