Currículo e Inclusão: Análise da Proposta Curricular da Rede Municipal de Vitória (ES) para os Anos Finais do Fundamental.

Rodrigues, Heliza Maria da Silva ; Ferreira, José Carlos (2024)

tcc

RESUMO: Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar o currículo proposto pela rede municipal de Vitória - ES para os anos finais do fundamental em face do cumprimento das leis que amparam o atendimento de alunos da educação especial. Nesse sentido, inicialmente, compreende-se o currículo como um documento de intencionalidades, que direciona e evidencia o olhar de uma escola para o trabalho pedagógico. Em seguida, são discutidas as leis que amparam o atendimento de alunos da educação especial em escolas regulares de ensino. Por fim, é verificado se o currículo proposto pela rede municipal de Vitória (ES) para os anos finais do fundamental está alinhado à legislação vigente para o atendimento de alunos da educação especial. Dessa forma, foi analisado como está ocorrendo o atendimento dos alunos da rede municipal de Vitória, que estão matriculados nos anos finais do ensino fundamental, que fazem parte da educação especial. Para realizar essa análise, a metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, com fundamentação metodológica em Gil (2002), de forma que foi permitida uma reflexão aprofundada sobre a prática escolar. As conclusões indicaram que é necessário analisar de forma crítica a inclusão e as práticas pedagógicas, verificando tanto os progressos quanto às dificuldades com relação à educação especial. O arcabouço teórico está fundamentado nas obras de Almeida (2020), Vieira (2020), Mantoan (2000) e Arroyo (2010). Palavras-chave: currículo; diversidade; educação inclusiva.

Abstract: This research had the general objective of analyzing the curriculum proposed by the municipal network of Vitória - ES for the final years of elementary school in view of compliance with the laws that support the care of special education students. In this sense, initially, the curriculum is understood as a document of intentions, which directs and highlights a school's perspective on pedagogical work. Next, the laws that support the provision of special education students in regular schools are discussed. Finally, it is verified whether the curriculum proposed by the municipal network of Vitória (ES) for the final years of elementary school is aligned with current legislation for the care of special education students. In this way, it was analyzed how the services of students in the municipal network of Vitória, who are enrolled in the final years of elementary school, which are part of special education, are taking place. To carry out this analysis, the methodology used was bibliographic and documentary research, of a qualitative nature, with methodological foundations in Gil (2002), so that an in-depth reflection on school practice was allowed. The conclusions indicated that it is necessary to critically analyze inclusion and pedagogical practices, verifying both progress and difficulties in relation to special education. The theoretical framework is based on the works of Almeida (2020), Vieira (2020), Mantoan (2000) and Arroyo (2010). Keywords: curriculum; diversity; inclusive education.


Collections: