Educação inclusiva como direito: a integração da gamificação nas metodologias ativas do currículo de Matemática

Baldassini, Mislene de Souza ; Soares, Rayane Queiroz ; Rodrigues, Regina Célia Assis Carvalho (2024)

tcc

RESUMO: Este artigo aborda a integração da gamificação e metodologias ativas na educação inclusiva em Matemática, destacando a importância da inclusão de alunos com deficiência. A pesquisa enfatiza que a inclusão é um processo contínuo que requer adaptações curriculares e metodológicas para garantir o desenvolvimento pleno desses alunos. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é apresentado como uma abordagem essencial para promover a participação ativa em um ambiente escolar acolhedor. O artigo também discute a evolução das políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei n.º 13.146/2015), que assegura direitos fundamentais, incluindo educação e acessibilidade. A inclusão e a participação ativa dos alunos são fundamentais para desenvolver habilidades de observação, comunicação e autonomia, além de promover a interação social e o trabalho em equipe. As atividades lúdicas, como jogos adaptados, são destacadas como ferramentas eficazes para tornar o aprendizado da Matemática mais agradável e motivador. A avaliação contínua do progresso dos alunos e a adaptação de conteúdos são essenciais para atender às suas necessidades individuais. Em suma, o artigo conclui que a implementação de práticas inclusivas e a sensibilização da comunidade escolar são cruciais para garantir uma educação equitativa, promovendo a autonomia e o bem-estar dos alunos com deficiência. Palavras-chave: Desenvolvimento Curricular; Gamificação; Educação e Método.

ABSTRACT: This article addresses the integration of gamification and active methodologies in inclusive education in Mathematics, highlighting the importance of including students with disabilities. The research emphasizes that inclusion is a continuous process that requires curricular and methodological adaptations to ensure the full development of these students. Specialized Educational Assistance (AEE) is presented as an essential approach to promote active participation in a welcoming school environment. The article also discusses the evolution of public policies aimed at people with disabilities, such as the Brazilian Inclusion Law (Law No. 13.146/2015), which guarantees fundamental rights, including education and accessibility. Inclusion and the active participation of students are fundamental for developing observation, communication, and autonomy skills, as well as promoting social interaction and teamwork. Playful activities, such as adapted games, are highlighted as effective tools for making Mathematics learning more enjoyable and motivating. Continuous assessment of students' progress and content adaptation are essential to meet their individual needs. In summary, the article concludes that implementing inclusive practices and raising awareness within the school community are crucial for ensuring equitable education, promoting autonomy and the well-being of students with disabilities. Keywords: Curriculum Development; Gamification; Education and Method.


Collections: