Educação patrimonial e história local no currículo do Espírito Santo: reflexões sobre a valorização da memória e identidade comunitária
tcc
RESUMO: O presente artigo aborda a inclusão da História Local no currículo escolar por meio da Educação Patrimonial, com foco no Currículo do Espírito Santo. Analisa-se como integrar essa temática para fortalecer a memória coletiva e a identidade cultural. O objetivo deste artigo é evidenciar a Educação Patrimonial como ferramenta pedagógica na valorização do patrimônio cultural e na formação de sujeitos críticos e conscientes de sua história. A pesquisa fundamenta-se em exemplos de práticas elaboradas por professores de escolas capixabas, e destaca que a inclusão da história local favorece um ensino contextualizado, o pertencimento social e o respeito à diversidade cultural. Dessa forma, essa abordagem contribui para preservar tradições locais, romper com narrativas hegemônicas e promover uma cidadania ativa e consciente. Palavras-chave: Educação Patrimonial; História Local; Currículo
ABSTRACT: The present article addresses the inclusion of Local History in the school curriculum through Heritage Education, focusing on the Curriculum of Espírito Santo. It analyzes how to integrate this theme to strengthen collective memory and cultural identity. The aim of this article is to highlight Heritage Education as a pedagogical tool for valuing cultural heritage and fostering critical and historically conscious individuals. The research is based on examples of practices developed by teachers in schools in Espírito Santo, emphasizing that the inclusion of local history promotes contextualized teaching, social belonging, and respect for cultural diversity. In this way, this approach contributes to preserving local traditions, breaking with hegemonic narratives, and promoting active and conscious citizenship. Keywords: Heritage Education; Local History; Curriculum.
Redes Sociais