dc.contributor.advisor | Santos, Leonardo Bis dos | |
dc.contributor.author | Zambon, Gabriel Franco de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2020-05-28T14:42:17Z | |
dc.date.available | 2020-05-28T14:42:17Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | ZAMBON, Gabriel Franco de Oliveira. Grêmio estudantil: caminhos para emancipação. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Humanidades) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018. Disponível em: <http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000014/000014e5.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/570 | |
dc.description.abstract | RESUMO: A presente dissertação está inserida na linha de Práticas Educativas do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo, e nas discussões acerca do conceito de emancipação, desenvolvidas no Grupo de
Estudos, Pesquisa e Extensão em Sociedade e Emancipação (GEPESE), do mesmo
instituto. Em tal pesquisa, objetivamos compreender o funcionamento dos grêmios
estudantis das escolas de ensino fundamental, no município da Serra (ES).
Definimos como problema de pesquisa a seguinte questão: como os alunos das
escolas municipais da Serra (ES) têm atuado à frente dos grêmios estudantis?
Assumimos como perspectiva teórica e metodológica o materialismo históricodialético. Os grêmios estudantis são analisados a partir de dois aspectos: o da
representatividade dos interesses discentes; e o da formação dos alunos. Foram
investigados doze grêmios estudantis, num primeiro momento e, posteriormente,
com o objetivo de nos aproximarmos dessas entidades discentes e analisarmos de
perto o seu funcionamento, focamos a pesquisa em três. Como resultado, temos que
os grêmios estudantis das escolas municipais da Serra não estão funcionando de
acordo com seus próprios estatutos, os gremistas agem de maneira dependente aos
profissionais que atuam na escola e desconhecem o funcionamento da própria
entidade em que atuam. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The present master’s thesis is inserted in the line research of Educational Practices of the Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, in Instituto Federal do
Espírito Santo, and in the discussions about the concept of emancipation, developed
in the Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Sociedade e Emancipação, in
same institute. In this research, we aimed to know the functioning of the students
councils of elementary schools, in the city of Serra (ES). We define the following
question as a research problem: how have students from the municipal schools of
Serra (ES) performed at the head of the students councils? We assume as
theoretical and methodological perspective historical-dialectical materialism. The
students councils are analyzed from two aspects: the representativeness of the
student interests; and the student training. Twelve students councils were understudied at first, and later, in order to approach these student entities and to analyze
their functioning closely, we focused the research on three. As a result, we have that
the student councils of Serra's municipal schools are not functioning according to
their own statutes, the gremistas act in a dependent manner to the professionals who
work in the school and are unaware of the functioning of the entity in which they act | pt_BR |
dc.format.extent | 114 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Grêmio Estudantil | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Emancipação Humana | pt_BR |
dc.title | Grêmio estudantil: caminhos para a emancipação | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | http://lattes.cnpq.br/6824257322447493 | |
dc.identifier.capes | 30004012072P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de humanidades | pt_BR |
ifes.researchArea | Práticas educativas em ensino de humanidades e formação de professores em ensino de humanidades. | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades | |
dc.contributor.member | Santos, Leonardo Bis dos Santos | |
dc.contributor.member | Fonte, Sandra Soares Della | |
dc.contributor.member | Oliveira, Ueber Jose de | |
dc.contributor.member | Stocco, Aline Faé | |
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