Caminhos para a docência : o processo de identificação docente dos graduandos em licenciatura em ciências biológicas do IFES - Campus Alegre
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Este estudo, desenvolvido no primeiro semestre do ano de 2024, investigou o processo de construção da identidade docente nos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Ifes-Campus de Alegre. Com uma abordagem descritivo-exploratória, utilizou-se o método de Grupos de Discussão para coletar dados de 24 participantes, analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que a identificação com a docência é frequentemente construída ao longo do curso, sendo influenciada por experiências pessoais e acadêmicas, estágios supervisionados e programas de iniciação à docência. Por outro lado, desafios como a desvalorização da profissão, condições precárias de trabalho e experiências desmotivadoras nos estágios foram apontados como fatores que dificultam a escolha pela carreira docente. Apesar disso, foi possível constatar que professores marcantes desempenham papel fundamental na formação da identidade dos licenciandos, servindo como modelos inspiradores. A pesquisa conclui que é essencial repensar estratégias formativas, priorizando a prática reflexiva e a valorização do professor. Além disso, recomenda-se o desenvolvimento de políticas educacionais que fortaleçam tanto a formação inicial quanto as condições de trabalho, visando maior motivação e preparação dos futuros docentes
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