A antropofagia convida para o banquete: Macunaíma, carnavalização e formação docente

Barcelos, Tatyana Rodrigues (2019)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa buscou analisar como a leitura e análise de uma obra literária em cotejamento com textos teóricos sobre formação docente e ensino de literatura podem auxiliar os professores no desenvolvimento de um pensamento crítico para a resolução e enfrentamento de problemas ligados ao ensino de Literatura e Humanidades no Ensino Médio. Para isso, buscou-se o diálogo entre o conceito de antropofagia cultural – inspirado na antropofagia Oswaldiana – tendo como base o conceito-chave de Mikhail Bakhtin sobre carnavalização e pressupostos freirianos sobre a docência, materializados em encontros dialógicos com professores da área de Humanidades e Exatas do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – campus Cariacica, por intermédio de um projeto de formação sobre Literatura e Educação. A abordagem qualitativa, por meio de uma metodologia narrativa em educação na perspectiva bakhtiniana, utilizada para a análise de dados, apresentou resultados que apontam que a reformulação das formações docentes, construída sob o viés da carnavalização bakhtiniana e ancorada em pressupostos sobre a docência em Paulo Freire, constitui-se como uma possibilidade concreta de mudança de paradigmas no ensino de literatura.

ABSTRACT: This research sought to analyze how the reading and analysis of a literary work in collation with theoretical texts on teacher education and literature teaching can help the teachers in the development of a critical thinking for the resolution and coping of problems related to the teaching of Literature and Humanities during High school. In order to achieve this, a dialogue was sought between the concept of cultural anthropophagy - inspired by Oswaldian anthropophagy - based on Mikhail Bakhtin's key concept of carnivalization and freirian assumptions about teaching, materialized in dialogical encounters with teachers from the Humanities and Exact Sciences of the Federal Institute of Espírito Santo (IFES) - campus Cariacica, through a training project on Literature and Education. The qualitative approach, through a narrative methodology in education in the bakhtiniana perspective, used for data analysis, presented results that point out that the reformulation of teaching formations, built under the bias of bakhtiniana carnavalization and anchored in assumptions about teaching in Paulo Freire, is established as a concrete possibility of change of paradigms in the teaching of Literature.


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