Metodologias e práticas de ensino: análises de atividades escritas de língua portuguesa da educação especial numa perspectiva inclusiva
tcc
RESUMO: Neste texto, são apresentadas análises de atividades escritas de língua portuguesa da educação especial numa perspectiva inclusiva aplicadas em turmas de 8º ano pertencentes à rede municipal de Vila Velha. Brevemente, são discutidos os interesses temáticos da proposta de pesquisa, as contribuições do trabalho e seus objetivos. Assim como, são feitas discussões teóricas sobre educação especial e inclusiva no Brasil com base em Lima, Bohna, Ribeiroa, Passos (2023) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Realizamos análise qualitativa de 10 atividades, utilizando conceitos que vão de 1 a 5 (de insuficiente a ótimo), descrevendo quais características presentes nas atividades contribuem para a aprendizagem de alunos público-alvo da educação especial. Ao final, pondera-se que as atividades analisadas favorecem a aprendizagem desses alunos.
ABSTRACT: This text presents an analysis of written Portuguese language activities for special education from an inclusive perspective applied in 8th grade classes in the Vila Velha municipal network. The thematic interests of the research proposal, the contributions of the work and its aims are briefly discussed. Theoretical discussions on special and inclusive education in Brazil are also made, based on Lima, Bohna, Ribeiroa, Passos (2023) and the National Education Guidelines and Bases Law (LDB). We carried out a qualitative analysis of 10 activities, using concepts ranging from 1 to 5 (from insufficient to excellent), describing which characteristics present in the activities contribute to the learning of special education students. In the end, we consider that the activities analyzed favor the learning of these students.
Redes Sociais