dc.contributor.advisor | Campos, Carlos Roberto Pires | |
dc.contributor.author | Miranda, Rodrigo Simão | |
dc.date.accessioned | 2020-05-26T14:53:39Z | |
dc.date.available | 2020-05-26T14:53:39Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Rodrigo Simão. O lugar dos sambaquis no acervo do patrimônio cultural do município de Presidente Kennedy-ES: uma formação de professores dialógico-dialética. 2017. 213 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Humanidades) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017. Disponível em: <https://biblioteca2.ifes.edu.br/vinculos/000011/000011AF.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/568 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa discute os espaços territoriais como documentos vivos, que
ensejam interpretações e possibilidades educacionais para múltiplos
conhecimentos, e a memória e o esquecimento como produtos sócio-históricoculturais. Em parceria com educadores da Escola Jaqueira Bery Barreto de
Araújo, em Presidente Kennedy - ES, objetivou-se investigar as relações locais
com os sambaquis e a possibilidade de integração desse patrimônio arqueológico
ao acervo do patrimônio cultural local por intermédio de uma intervenção
pedagógica dialógico-dialética. Confeccionou-se coletivamente uma Sequência
Didática como referência para os processos de ensino-aprendizagem debatidos
na mediação. A educação libertadora freireana, a complexidade moriniana e a
mediação vygotskyana corresponderam ao referencial teórico. Trata-se de uma
pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de
questionários, observação sistemática e entrevistas semiestruturadas ao longo do
projeto de extensão “Introdução à Pré-história Brasileira”. Destaca-se nos
resultados da formação dialógico-dialética de cunho crítico-emancipatório a
possibilidade de mudança no olhar dos participantes em relação ao patrimônio
cultural local e a percepção de seus papéis de sujeitos históricos e sociais
produtores e ressignificadores da cultura | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This research discusses territorial spaces as living documents, which provide
interpretations and educational possibilities for multiple knowledge, and memory
and forgetfulness as socio-historical-cultural products. In partnership with
educators from the Jaqueira Bery Barreto de Araújo School in Presidente Kennedy
- ES, the objective was to investigate the local relations with the sambaquis and
the possibility of integrating this archaeological heritage with the local cultural
heritage through a dialogical- dialectic. A Didactic Sequence was collectively
created as a reference for the teaching-learning processes discussed in mediation.
Freirean liberating education, Morian complexity and Vygotsky mediation
corresponded to the theoretical framework. This is a qualitative research, whose
data collection was performed through the application of questionnaires,
systematic observation and semi-structured interviews throughout the extension
project "Introduction to Brazilian Prehistory". It stands out in the results of the
dialectic-dialectic formation of a critical-emancipatory nature, the possibility of a
change in the participants' gaze in relation to the local cultural patrimony and the
perception of their roles of historical and social subjects that produce and
resignificators of culture. | pt_BR |
dc.format.extent | 213 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Espaços educativos não formais | pt_BR |
dc.subject | Sambaqui | pt_BR |
dc.title | O lugar dos sambaquis no acervo do patrimônio cultural do município de Presidente Kennedy-ES: uma formação de professores dialógico-dialética | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | http://lattes.cnpq.br/1326121313815104 | |
dc.identifier.capes | 30004012072P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de humanidades | pt_BR |
ifes.researchArea | Práticas educativas em ensino de humanidades e formação de professores em ensino de humanidades. | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades | |
dc.contributor.member | Becalli, Fernanda Zanetti | |
dc.contributor.member | Campos, Carlos Roberto Pires | |
dc.contributor.member | Sgarbi, Antonio Donizetti | |
dc.contributor.member | Oliveira, Eduardo Augusto Moscon de | |
Redes Sociais