dc.contributor.advisor | Campos, Carlos Roberto Pires | |
dc.contributor.author | Alves, Pedro Carlos de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2020-05-26T14:14:55Z | |
dc.date.available | 2020-05-26T14:14:55Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | ALVES, Pedro Carlos de Oliveira. Descobrindo sambaquis: uma proposta de educação patrimonial com a comunidade escolar do distrito de Jaqueira, Presidente Kennedy-ES-Brasil. 2017. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Humanidades) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017. Disponível em: <https://biblioteca2.ifes.edu.br/vinculos/000012/0000129F.pdf>. Acesso em: 3 mai. 2018.. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/567 | |
dc.description.abstract | RESUMO: A Educação Patrimonial pode ser compreendida como um processo educativo,
formal ou não formal, cujo objeto é o patrimônio cultural, sendo este caracterizado
por todos os bens de natureza material ou imaterial que se refiram à memória e
identidade de determinado grupo social, tombados ou não. A presente pesquisa,
uma intervenção pedagógica, foi desenvolvida na EMEIEF “Bery Barreto de
Araújo”, no distrito de Jaqueira, município de Presidente Kennedy – ES, cujo
entorno há presença de sambaquis. Os sambaquis integram o patrimônio cultural,
contudo, devido ao desconhecimento do que sejam e de sua importância como
chave de leitura da ocupação do litoral, tais sítios arqueológicos tem sido
destruídos ao longo do tempo. Por intermédio do projeto de extensão “Introdução a
História Pré-Colonial Brasileira” desenvolvido na escola, o objetivo geral da
intervenção foi estudar e destacar a importância dos sítios arqueológicos do tipo
sambaqui e, por meio da abordagem da Educação Patrimonial, fomentar a
valorização e a preservação de tais monumentos, pois configuram-se em elemento
pertencente ao patrimônio cultural local.Teoricamente essa pesquisa se sustenta
no paradigma da complexidade, de Edgar Morin, nos pressupostos para uma
educação libertadora, proposta por Paulo Freire, e no conceito de mediação
simbólica vygotskyana. A pesquisa teve como sujeitos 31 professores que
integram o corpo docente da escola.Os dados foram produzidos por intermédio de
questionários, observação sistemática e registro em diário de campo nos três dias
presenciais em que se desenvolveu o projeto de extensão. Os professores
participantes contribuíram para a elaboração de uma sequência didática com
abordagem dos sambaquis sob a perspectiva da Educação Patrimonial, em uma
prática pedagógica interdisciplinar para ser desenvolvida com alunos do 6º do
Ensino Fundamental II.Entre os resultados obtidos, foi possível confirmar o laço
afetivo existente entre os professores que moram no distrito com os sambaquis, e
por meio dos indicadores selecionados para verificação da alfabetização científica,
foi possível apontar avanços na construção do conhecimento científico sobre os
sambaquis pelos professores. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Patrimonial Education can be understood as an formal or non-forma leducational process, whose object is the cultural heritage, which is characterized by all goods of a material or immaterial nature that refer to the memory and identity of a particular social group, whether or not registered . The present research, a pedagogical
intervention, was developed in the EMEIEF "Bery Barreto de Araújo", in the district of
Jaqueira, municipality of Presidente Kennedy - ES, whosein the environment there is
a presence of sambaquis. The sambaquis are part of the cultural heritage, however,
due to the lack of knowledge of what they are and their importance as a key to the
occupation of the coast, these archaeological sites have been destroyed over time.
Through the extension project "Introduction to Brazilian Pre-Colonial History"
developed at the school, the general objective of the intervention was to study and
highlight the importance of sambaqui-type archaeological sites and, through the
Heritage Education approach, to promote the valorization and the preservation of
such monuments, since they are an element belonging to the local cultural heritage.
Theoretically, this research is based on Edgar Morin's paradigm of complexity, on the
presuppositions for a liberating education proposed by Paulo Freire, and on the
concept of Vygotskyan symbolic mediation. The research had as subjects 31
teachers who are part of the faculty of the school. The data were produced through
questionnaires, systematic observation and field diary registration in the three days in
which the extension project was developed. The participating teachers contributed to
the elaboration of a didactic sequence with approach of the sambaquis from the
perspective of Patrimonial Education, in an interdisciplinary pedagogical practice to
be developed with students of the 6th grade of Elementary School II. Among the
results obtained, it was possible to confirm the affective bond between the teachers
who live in the district with the sambaquis, and through the indicators selected to
verify the scientific literacy it was possible to point out advances in the construction of
scientific knowledge about the sambaquis by the teachers | pt_BR |
dc.format.extent | 173 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Sambaqui | pt_BR |
dc.subject | Arqueologia | pt_BR |
dc.subject | História pré-colonial | pt_BR |
dc.title | Descobrindo sambaquis: uma proposta de educação patrimonial com a comunidade escolar do distrito de Jaqueira, Presidente Kennedy-ES-Brasil | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | http://lattes.cnpq.br/8929648541124452 | |
dc.identifier.capes | 30004012072P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de humanidades | pt_BR |
ifes.researchArea | Práticas educativas em ensino de humanidades e formação de professores em ensino de humanidades. | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades | |
dc.contributor.member | Campos, Carlos Roberto Pires | |
dc.contributor.member | Becalli, Fernanda Zanetti | |
dc.contributor.member | Leite, Juçara Luzia | |
Redes Sociais