Descobrindo sambaquis: uma proposta de educação patrimonial com a comunidade escolar do distrito de Jaqueira, Presidente Kennedy-ES-Brasil

Alves, Pedro Carlos de Oliveira (2017)

dissertação de mestrado

RESUMO: A Educação Patrimonial pode ser compreendida como um processo educativo, formal ou não formal, cujo objeto é o patrimônio cultural, sendo este caracterizado por todos os bens de natureza material ou imaterial que se refiram à memória e identidade de determinado grupo social, tombados ou não. A presente pesquisa, uma intervenção pedagógica, foi desenvolvida na EMEIEF “Bery Barreto de Araújo”, no distrito de Jaqueira, município de Presidente Kennedy – ES, cujo entorno há presença de sambaquis. Os sambaquis integram o patrimônio cultural, contudo, devido ao desconhecimento do que sejam e de sua importância como chave de leitura da ocupação do litoral, tais sítios arqueológicos tem sido destruídos ao longo do tempo. Por intermédio do projeto de extensão “Introdução a História Pré-Colonial Brasileira” desenvolvido na escola, o objetivo geral da intervenção foi estudar e destacar a importância dos sítios arqueológicos do tipo sambaqui e, por meio da abordagem da Educação Patrimonial, fomentar a valorização e a preservação de tais monumentos, pois configuram-se em elemento pertencente ao patrimônio cultural local.Teoricamente essa pesquisa se sustenta no paradigma da complexidade, de Edgar Morin, nos pressupostos para uma educação libertadora, proposta por Paulo Freire, e no conceito de mediação simbólica vygotskyana. A pesquisa teve como sujeitos 31 professores que integram o corpo docente da escola.Os dados foram produzidos por intermédio de questionários, observação sistemática e registro em diário de campo nos três dias presenciais em que se desenvolveu o projeto de extensão. Os professores participantes contribuíram para a elaboração de uma sequência didática com abordagem dos sambaquis sob a perspectiva da Educação Patrimonial, em uma prática pedagógica interdisciplinar para ser desenvolvida com alunos do 6º do Ensino Fundamental II.Entre os resultados obtidos, foi possível confirmar o laço afetivo existente entre os professores que moram no distrito com os sambaquis, e por meio dos indicadores selecionados para verificação da alfabetização científica, foi possível apontar avanços na construção do conhecimento científico sobre os sambaquis pelos professores.

ABSTRACT: Patrimonial Education can be understood as an formal or non-forma leducational process, whose object is the cultural heritage, which is characterized by all goods of a material or immaterial nature that refer to the memory and identity of a particular social group, whether or not registered . The present research, a pedagogical intervention, was developed in the EMEIEF "Bery Barreto de Araújo", in the district of Jaqueira, municipality of Presidente Kennedy - ES, whosein the environment there is a presence of sambaquis. The sambaquis are part of the cultural heritage, however, due to the lack of knowledge of what they are and their importance as a key to the occupation of the coast, these archaeological sites have been destroyed over time. Through the extension project "Introduction to Brazilian Pre-Colonial History" developed at the school, the general objective of the intervention was to study and highlight the importance of sambaqui-type archaeological sites and, through the Heritage Education approach, to promote the valorization and the preservation of such monuments, since they are an element belonging to the local cultural heritage. Theoretically, this research is based on Edgar Morin's paradigm of complexity, on the presuppositions for a liberating education proposed by Paulo Freire, and on the concept of Vygotskyan symbolic mediation. The research had as subjects 31 teachers who are part of the faculty of the school. The data were produced through questionnaires, systematic observation and field diary registration in the three days in which the extension project was developed. The participating teachers contributed to the elaboration of a didactic sequence with approach of the sambaquis from the perspective of Patrimonial Education, in an interdisciplinary pedagogical practice to be developed with students of the 6th grade of Elementary School II. Among the results obtained, it was possible to confirm the affective bond between the teachers who live in the district with the sambaquis, and through the indicators selected to verify the scientific literacy it was possible to point out advances in the construction of scientific knowledge about the sambaquis by the teachers


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