Proposta de jogo didático como instrumento metodológico no processo avaliativo no ensino da fauna e da flora brasileira
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RESUMO: Os jogos didáticos vêm sendo utilizados como uma poderosa ferramenta no ensino em Ciências, pois despertam o interesse e a curiosidade do aluno, impulsionando sua participação durante as aulas. Este trabalho buscou analisar o impacto do jogo didático “Roleta dos Biomas Brasileiros” como instrumento metodológico no processo avaliativo no ensino da fauna e da flora brasileira para o ensino fundamental. A metodologia utilizada consiste em duas abordagens, a qualitativa e a quantitativa, com objetivo exploratório. Essa pesquisa foi desenvolvida em uma escola de ensino fundamental no município de Guarapari/ES, cujo público-alvo foram alunos do sétimo ano do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: aplicação do questionário diagnóstico, aplicação do jogo “Roleta dos Biomas Brasileiros" e um questionário de avaliação do jogo. O uso do jogo didático como instrumento metodológico no processo avaliativo demonstrou ser uma ótima ferramenta auxiliar no desempenho e a participação dos alunos durante as aulas, além de ajudar a desenvolver o raciocínio e despertar o interesse dos alunos para o conteúdo dos Biomas Brasileiros. Assim conclui-se que o uso de jogos pode ser aplicado com fins metodológicos no processo avaliativo, sendo uma eficiente estratégia metodológica no processo de ensino aprendizagem do aluno.
ABSTRACT: Didactic games have been used as a powerful tool in Science teaching, as they arouse student interest and curiosity, boosting their participation during classes. This work sought to analyze the impact of the didactic game “Roulette dos Biomas Brasileiros” as a methodological instrument in the evaluation process in teaching Brazilian fauna and flora for elementary school. The methodology used consists of two approaches, qualitative and quantitative, with an exploratory objective. This research was developed in an elementary school in the city of Guarapari/ES, whose target audience was students in the seventh year of elementary school. The research was developed in three stages: application of the diagnostic questionnaire, application of the game “Roulette dos Biomas Brasileiros" and a game evaluation questionnaire. The use of the didactic game as a methodological instrument in the evaluation process proved to be a great auxiliary tool in performance and the participation of students during classes, in addition to helping to develop reasoning and awaken students' interest in the content of Brazilian Biomes. Thus, it is concluded that the use of games can be applied for methodological purposes in the evaluation process, being efficient. methodological strategy in student learning teaching process.
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