Dificuldades na implantação do currículo no municipio de Itapemirim, quais caminhos a seguir

Almeida, Edileda dos Santos ; Santos, Janayna Pessine dos ; Silva Junior, Jeilson Rodrigues da ; Arnaud, Anike Araujo (2024)

tcc

Resumo: A presente pesquisa nasce da necessidade do olhar e cuidado na implementação do currículo do Espírito Santo no município de Itapemirim, no qual os professores enfrentam desafios para tal processo em seu dia a dia nas escolas, especialmente na transição da educação infantil para as séries iniciais e no processo de alfabetização. Este estudo visa discutir essas dificuldades, com foco no programa Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES), identificando barreiras pedagógicas e metodológicas e propondo soluções que valorizem a participação docente na adaptação do currículo local buscando reforçar a importância do currículo como um referencial que integra as experiências escolares com as vivências dos estudantes, promovendo uma educação de qualidade e ajustada às demandas da comunidade.

Abstract: This research arises from the need to look and care in the implementation of the Espírito Santo curriculum in the municipality of Itapemirim, in which teachers face challenges in this process in their daily lives in schools, especially in the transition from early childhood education to grades beginnings and in the literacy process. This study aims to discuss these difficulties, focusing on the Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES) program, identifying pedagogical and methodological barriers and proposing solutions that value teacher participation in adapting the local curriculum, seeking to reinforce the importance of the curriculum as a framework that integrates school experiences with the experiences of students, promoting quality education adjusted to the demands of the community.


Collections: