A inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais no currículo da educação básica: desafios e estratégias pedagógicas
tcc
RESUMO: O presente artigo aborda o desafio da inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais na Educação Básica, analisando as dificuldades enfrentadas por educadores e as estratégias pedagógicas eficazes nesse processo. Com base na fundamentação teórica de Goffman (1988) sobre estigmatização e Saviani (2021) sobre educação inclusiva, o estudo investiga como práticas pedagógicas podem combater o estigma e promover a equidade. A metodologia qualitativa adotada inclui uma revisão bibliográfica sistemática que explorou dissertações e teses, utilizando categorias de análise relacionadas aos principais desafios da inclusão escolar, como a falta de formação contínua, infraestrutura funcional e recursos pedagógicos escassos. Os resultados evidenciam a necessidade de uma estrutura pedagógica adaptada e apoio multidisciplinar para implementar de forma eficaz as políticas inclusivas, promovendo um ambiente educacional democrático e acolhedor. Conclui-se que, além da presença física, a inclusão exige práticas pedagógicas que assegurem a participação ativa e o desenvolvimento integral desses estudantes. O estudo propõe que a inclusão escolar seja vista como um processo contínuo e dinâmico, que requer o envolvimento de educadores, familiares e comunidades para transformar as diretrizes políticas em condições concretas que favoreçam a aprendizagem e a participação de todos os estudantes, promovendo, assim, uma educação mais justa e de qualidade para todos.
ABSTRACT: The article doth address the challenge of the inclusion of students with special educational needs in Basic Education, analyzing the difficulties faced by educators and the effective pedagogical strategies in this process.Based upon the theoretical foundation of Goffman (1988) concerning stigmatization and Saviani (2021) regarding inclusive education, the study doth investigate how pedagogical practices may combat stigma and promote equity. The qualitative methodology employed doth include a systematic bibliographical review that explored dissertations and theses, utilizing categories of analysis related to the principal challenges of school inclusion, such as the lack of continuous training, functional infrastructure, and scarce pedagogical resources. The results do evidence the necessity of an adapted pedagogical structure and multidisciplinary support to effectively implement inclusive policies, fostering a democratic and welcoming educational environment. It is concluded that, beyond mere physical presence, inclusion doth require pedagogical practices that assure the active participation and integral development of these students. The study proposeth that school inclusion be regarded as a continuous and dynamic process, necessitating the involvement of educators, families, and communities to transform political directives into concrete conditions that favor learning and participation of all students, thereby promoting a more just and quality education for all.
Redes Sociais