Diversidade de gênero no componente curricular de Sociologia no currículo capixaba do Ensino Médio

Pessin, Erivelton ; Oliveira, Pablo Gatt Albuquerque de ; Manhães, Thais Lara Costa ; Simões, Janaína de Souza (2024)

tcc

RESUMO: O presente artigo trata sobre a inclusão da diversidade de gênero no componente curricular de Sociologia no Ensino Médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo, destacando a importância de uma educação que reflita as experiências e identidades dos estudantes. O problema central reside na superficialidade com que a diversidade de gênero é abordada nos currículos escolares, o que limita a formação crítica desses estudantes. Frente a essas questões, este trabalho objetiva identificar a presença da diversidade de gênero nos currículos de Sociologia, além de investigar os desafios enfrentados pelos docentes na implementação desses conteúdos e analisar a necessidade de formação continuada dos professores para essa temática. Metodologicamente, esta investigação é de natureza qualitativa, gerando dados a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados da análise apontam para a necessidade de uma formação mais robusta do corpo docente e a importância de integrar a diversidade de gênero de forma transversal nos conteúdos curriculares, com vistas a um ambiente educacional mais inclusivo e transformador.

ABSTRACT: This article provides a valuable exploration of how gender diversity is integrated into high school Sociology curricula in Espírito Santo. It emphasizes the necessity of a more inclusive and comprehensive educational approach that accurately represents students' identities and experiences. The central issue identified is that the treatment of gender diversity is often too superficial, hindering learners' critical and social development. The primary goal is to identify how gender diversity is included in Sociology curricula, assess the challenges teachers face in discussing these topics, and explore the professional development needs of educators. The study employs a qualitative method, using bibliographic and documentary research to collect and analyze data. One of the critical outcomes of the research is the urgent need for comprehensive and continuous teacher training. The study highlights the importance of embedding gender diversity topics across various subjects, rather than confining them to a single subject. This approach can create a more transformative and inclusive educational experience for students.


Collections: