Aprender juntos: atividades inclusivas de Geografia para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Sponfeldner, Luiza Michele de Souza Rocha (2024)

tcc

Este Trabalho Final de Curso apresenta uma intervenção pedagógica que nasceu como projeto e ganhou materialidade em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Bom Jesus do Norte/ES. Trata-se de uma sequência didática desenvolvida na disciplina de Geografia com o objetivo de incluir um estudante com transtorno do espectro autista (TEA) nas aulas, por meio de recursos didáticos diversificados, como massinhas de modelar, mapas coloridos e ferramentas tecnológicas, para tornar a aprendizagem mais interativa e acessível para todos. As metodologias incluem atividades sensoriais e digitais, utilizando chromebooks com jogos educacionais como o Quizziz e o Kahoot!, para explorar temas geográficos. O plano de intervenção foi dividido em três etapas: planejamento das atividades, adaptação dos materiais e execução de práticas pedagógicas inclusivas com a apresentação dos tipos de climas, relevos e biomas do Brasil. As práticas pedagógicas inclusivas visam à compreensão dos conceitos de Geografia, e também ao desenvolvimento social e escolar dos estudantes, especialmente do estudante com TEA. A análise dos resultados, com base na observação direta dos estudantes, mostrou que os diferentes recursos didáticos facilitam o conhecimento e ajudam a promover a participação de todos, evidenciando que o uso de práticas inclusivas e recursos acessíveis pode fortalecer o aprendizado e construir um ambiente escolar mais acolhedor e divertido.

This Final Course Work presents a pedagogical intervention that was born as a project and gained materiality in a 6th year elementary school class at a public school in the municipality of Bom Jesus do Norte/ES. This is a didactic sequence developed in the Geography discipline with the aim of including a student with autism spectrum disorder (ASD) in classes, through diverse teaching resources, such as modeling clay, colored maps and technological tools, to make more interactive and accessible learning for everyone. The methodologies include sensory and digital activities, using chromebooks with educational games such as Quizziz and Kahoot!, to explore geographic themes. The intervention plan was divided into three stages: planning activities, adapting materials and implementing inclusive pedagogical practices with the presentation of the types of climates, reliefs and biomes in Brazil. Inclusive pedagogical practices aim to understand Geography concepts, and also to the social and academic development of students, especially students with ASD. Analysis of the results, based on direct observation of students, showed that the different teaching resources facilitate knowledge and help promote everyone's participation, showing that the use of inclusive practices and accessible resources can strengthen learning and build a school environment more welcoming and fun.


Collections: