Gamificação nas aulas de língua inglesa: atividades adaptadas para alunos com transtorno do espectro autismo (TEA) das turmas do 1º, 2º e 3º anos de uma escola municipal de Serra (ES)

Silva, Jailson dos Santos (2024-12-20)

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As dificuldades ao implementar intervenção pedagógica de Língua Inglesa em uma escola pública municipal de Serra (ES) no que tange a Educação Especial Inclusiva foi norteado pelo Objetivo Geral de utilizar gamificação nas aulas de Língua Inglesa para engendrar estratégias pedagógicas nas turmas do 1º, 2º e 3º anos objetivando atender aos alunos com TEA e Objetivos Específicos que pretendiam a) Planejar com a pedagoga do turno vespertino em conjunto coma professora de Educação Especial atividades adaptadas para as turmas do 1º, 2º e 3º voltadas aos alunos com TEA conforme descrito nos conteúdos do Caderno de Orientações - Língua Inglesa - Manual do Professor (2018); b) Aplicar as atividades propostas de Língua Inglesa tanto na sala de aula com apoio do colaborativo quanto na Sala de Recursos Multifuncionais no contra turno; c) Analisar os resultados da aplicação das atividades adaptadas à luz da literatura acadêmica vigente. Tinham por Metodologia, a pesquisa-ação e a observação sistêmica e como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os Resultados e Discussões se depararam com obstáculos de cunho organizacionais referentes as complexidades impostas pelo sistema de ensino municipal e a escola com suas demandas internas. Emocionais de questões de saúde mental e emocional do autor. Sobre as Considerações Finais o trabalho destacou a importância da formação continuada dos professores e a necessidade de estratégias educacionais mais eficazes para alunos com TEA, além de evidenciar a relevância de práticas pedagógicas personalizadas. A experiência reforçou a ideia de que o ensino exige reflexão contínua e a busca por soluções criativas e inclusivas, tendo como base a interação entre teoria e prática.


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