Desafios e propostas para a integração da diversidade de gênero nas escolas nos anos finais do ensino fundamental
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RESUMO: O presente artigo analisa os desafios e propõe estratégias para promover a inclusão e o respeito à diversidade de gênero no Ensino Fundamental II, ressaltando a importância da escola na formação de uma sociedade plural e inclusiva. Através de uma revisão bibliográfica, identificase uma série de obstáculos, como preconceitos enraizados, lacunas na formação dos docentes e currículos limitados, que dificultam a criação de um ambiente acolhedor para todas as identidades de gênero. Em resposta a essas limitações, o estudo recomenda a adoção de práticas pedagógicas inclusivas, formação contínua para educadores, e a integração transversal de temas de gênero no currículo, além do envolvimento das famílias em discussões sobre diversidade. Destaca-se também a relevância de colaborações com coletivos LGBTQIA+ para fortalecer a representatividade e a equidade. A abordagem colaborativa proposta visa, fundamentalmente, promover o desenvolvimento social e emocional dos estudantes, contribuindo assim para uma convivência escolar mais justa, inclusiva e acolhedora para todos.
ABSTRACT: This article analyzes the challenges and proposes strategies to promote inclusion and respect for gender diversity in middle school, highlighting the importance of schools in shaping a more pluralistic and inclusive society. A literature review identifies a series of obstacles, such as deep-rooted prejudices, gaps in teacher training and limited curricula, which make it difficult to create a welcoming environment for all gender identities. In response to these limitations, the study recommends the adoption of inclusive pedagogical practices, ongoing training for educators, and the cross-curricular integration of gender issues, as well as the involvement of families in discussions about diversity. It also highlights the relevance of collaborations with LGBTQIA+ collectives to strengthen representation and equity. The proposed collaborative approach fundamentally aims to promote the social and emotional development of students, thus contributing to a fairer, more inclusive and welcoming school environment for all.
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