Currículo Escolar, habilidades socioemocionais e prevenção do bullying: caminhos para um ambiente escolar inclusivo e seguro

Dias, Raphael Polonini ; Grola, Mara Gaspar ; Silva, Raphael Vitory Botacin ; Pessali, Viviani dos Santos (2024)

tcc

RESUMO: A prática de bullying é uma conduta psicológica e fisicamente violenta que, na maioria das vezes, deixa marcas em quem sofre alguma agressão, levando a inúmeras consequências na vida escolar, social e pessoal dos atingidos. O presente estudo busca entender de que modo as habilidades socioemocionais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo do Estado do Espírito Santo podem ser efetivamente integradas ao ambiente escolar para prevenir e combater o bullying. Por meio de uma revisão documental e bibliográfica sistemática, alguns documentos oficiais de órgãos da educação brasileira como diretrizes da própria BNCC, currículos escolares e políticas interventivas contra a prática do bullying foram analisados e considerados para a construção de estratégias para um ambiente escolar inclusivo e seguro. Buscou-se, após a análise do que foi levantado, identificar de que maneira tais habilidades socioemocionais são tratadas documentalmente e, ainda, tentar avaliar a eficácia de medidas preventivas e programas que visam a diminuição, controle e erradicação do bullying nas escolas. O estudo, por fim, revelou a importância de tratar a temática baseando-se no que preveem instrumentos normativos oficiais, sem deixar de colocar em prática as estratégias pensadas para combater e definitivamente extinguir o bullying das escolas a fim de cultuar os preceitos e direitos invioláveis inerentes ao ser humano, como o respeito e a igualdade a todos.

ABSTRACT: The practice of bullying is a psychologically and physically violent behavior that often leaves lasting marks on its victims, leading to numerous consequences in their school, social, and personal lives. This study aims to understand how the socio-emotional skills outlined in the National Common Curricular Base (BNCC) and the Curriculum of the State of Espírito Santo can be effectively integrated into the school environment to prevent and combat bullying. Through a systematic documentary and bibliographic review, official documents from Brazilian educational bodies, such as the BNCC guidelines, school curricula, and intervention policies against bullying, were analyzed and considered in the construction of strategies for an inclusive and safe school environment. After analyzing the gathered data, the study sought to identify how these socioemocional skills are addressed in the documents and also assess the effectiveness of preventive measures and programs aimed at reducing, controlling, and eradicating bullying in schools. Finally, the study revealed the importance of addressing the topic based on the provisions of official normative instruments, while also implementing strategies to combat and ultimately eliminate bullying from schools, in order to uphold the inviolable principles and rights inherent to the human being, such as respect and equality for all.


Collections: