Viagens espaciais: rumo ao mundo da imaginação: astronomia e uso de tecnologias em um processo educativo voltado a alunos com altas habilidades/superdotação do ensino fundamental
tcc
Este trabalho busca apresentar uma proposta de ensino de Astronomia para alunos com altas habilidades/superdotação, a partir do uso de metodologias e atividades didático-pedagógicas que favoreçam a interação entre alunos com altas habilidades/superdotação e os demais alunos, promovendo a inclusão, a interação e a exploração/desenvolvimento de talentos e da autonomia. As propostas apresentadas foram desenvolvidas com alunos do 8º ano da EMEF Zilda Andrade, em Vitória, ES. Trata-se de uma escola pública municipal que atende do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental e está localizada na região no Bairro da Penha, região de periferia do município de Vitória. O desenvolvimento ocorreu no laboratório de informática da escola e em espaços externos, inicialmente por meio de aulas diagnósticas e bate-papos/debates, e posteriormente na participação/colaboração em oficinas e no uso de tecnologias diversas nas atividades, promovendo a troca de experiências. Como resultados, foi possível observar por meio das práticas e abordagens adotadas, que os alunos se interessaram pelas atividades, compreendendo os conceitos básicos abordados, e partilharam experiências e conhecimentos. Tal resultado pôde ser analisado a partir das reações dos alunos nas oficinas e na elaboração/desenvolvimento/apresentação do projeto do Planetário, realizado por eles.
Redes Sociais