Tecnologias digitais na educação infantil: formação inicial e continuada

D'Ávila, Fernanda Vieira Sofiatti (2019)

dissertação de mestrado

RESUMO: A pesquisa busca refletir sobre a relação educação, tecnologias digitais e formação de professores. Tem por objeto de estudo os potenciais pedagógicos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na formação continuada de professores de Educação Infantil (EI), para o ensino e aprendizagem de conteúdos curriculares relacionados à natureza e sociedade, presentes no campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações". O trabalho subdivide-se em dois momentos: investigação dos currículos da formação inicial do professor de EI do Espírito Santo (ES) em relação às TDICs. No primeiro momento realizou-se a análise da matriz curricular de 83 licenciaturas em Pedagogia no Estado levantadas pelo site do e-MEC, e buscou-se verificar se e como, a disciplina relacionada às tecnologias digitais está presente nessas graduações. No segundo momento, buscou-se verificar as contribuições e desafios que as TDICs oferecem no ensino dos conteúdos apontados, além do relacionamento do professor de EI com os instrumentos digitais, por meio de formação continuada de professores ofertada na modalidade a distância. Como produto educacional foi desenvolvido um e-book, formulado com material decorrente da formação. Adota como metodologia a pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, utilizando-se de autores com raízes histórico-cultural. Os resultados demonstram que a maioria dos cursos possui alguma disciplina referente às TDICs, com a carga horária variando entre 30h e 240h. Entretando, de forma geral, abordam o conteúdo relacionado a informática básica e não ao processo de ensino aprendizagem, direcionamento apurado em menos de 8% das disciplinas investigadas, evidenciando a necessidade de reflexões sobre o tema e de formações continuadas que promovam a alfabetização tecnológica docente. Verificamos também que o grupo de professores participantes da formação alcançou-se uma aprendizagem significativa dos conteúdos propostos, com a incorporação das TDICs ao processo de ensino na EI. Em relação aos educadores, verificamos que a formação contribuiu para que ocorresse a superação de grande parte do sentimento de despreparo inicial do grupo para lidar com as TDICs no ato educativo, transformando-se em um sentimento de segurança em utilizá-las

ABSTRACT: The research seeks to reflect on the relationship education, digital technologies and teacher training. The purpose of this study is to study the pedagogical potentials of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in the continuing education of teachers of Early Childhood Education (CE), for the teaching and learning of curricular contents related to nature and society present in the field of experience “Spaces, times, quantities, relationships and transformations ". The work is subdivided into two moments, in addition to the bibliographical research and literature review: investigation of the curricula of the initial formation of the professor of CE of Espírito Santo (ES) in relation to the TDICs. This step was carried out by means of a survey and analysis of the curricular matrix of 83 degrees in Pedagogy in the State in which it is sought to verify if and how, the discipline related to digital technologies is present in these graduations. In the second moment, we seek to verify the contributions and challenges that the TDICs offer in the teaching of the mentioned contents, besides the relationship of the EI teacher with the digital instruments, through the continuous training of teachers offered in the distance modality. As an educational product was developed a content about the possibilities of use of TDICs in Early Childhood Education, an e-book, which was formulated with material resulting from the training. It adopts as methodology the qualitative research, of the type pedagogical intervention, using authors with historical-cultural roots. The results show that most of the courses have some discipline related to the TDICs, with the workload ranging between 30h and 240h. However, in general, they approach the content related to basic informatics and not to the process of teaching learning, directed in less than 8% of the disciplines investigated, evidencing the need for reflections on the subject and continuous training that promote the teaching of technological literacy . We also verified that a significant learning of the proposed contents was achieved, with the incorporation of TDIs into the teaching process in the IE. With regard to educators, we found that the training contributed to the overcoming of a large part of the initial feeling of unpreparedness of the group to deal with the TDICs in the educational act, becoming a feeling of security in using them, if not in 100% of the group but most of it.


Collections: