Educação e cidade: diálogos possíveis para explorar a temática afro-brasileira na EJA

Morais, Érica Renata Vilela de (2018)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa formação de professores do Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Vitória. A pesquisa integra o Programa de Formação de Professores desenvolvido no Grupo de Pesquisa Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) e justifica-se pela necessidade de trabalhar com os professores, numa perspectiva de formação humana integral que aproxime a cidade e as práticas pedagógicas realizadas em turmas de educação de jovens e adultos (EJA), de uma escola do município de Vitória, ES. Tem por objetivo geral analisar contribuições de espaços da cidade de Vitória para explorar a temática História e Cultura Afro-brasileira no Ensino de Humanidades. Adentrando a proposta de investigação, a qual se encontra na perspectiva da educação na cidade, focalizamos nosso estudo na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), privilegiando diálogos com sujeitos de uma unidade de ensino do Sistema Municipal de Vitória, especializada no atendimento de jovens e adultos. A escolha dessa escola foi orientada pelo histórico de ações de ensino realizadas pelos profissionais que exploram diferentes espaços da cidade. Vale destacar que o processo de desenvolvimento da pesquisa se aproxima da abordagem de investigação colaborativa defendida por Ibiapina (2008). Para fundamentação teórica privilegiamos autores como Lefebvre (2001), Canevacci (1993), Paulo Freire (1993; 1996; 2006 e 2011) entre outros que defendem a perspectiva dos estudos críticos. Espera-se com tal pesquisa contribuir com propostas pedagógicas que reafirmem proposições da lei 10.639/03, sobre a importância da garantia do ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana nos estabelecimentos educativos. Além de sistematizar/criar material educativo que apresente discussões sobre o potencial de espaços da cidade de importância histórica, étnica e de referenciais que, contemplam a vivência identitária do negro, no Centro de Vitória, ES. Acreditamos que essas reflexões podem abrir espaço para o reconhecimento e para a transformação dos envolvidos pela via da ampliação de acesso ao conhecimento

ABSTRACT: This research integrates the teachers’ training research line of the Postgraduate Program in Humanities Teaching (PPGEH) of the Professional Masters course in Humanities Teaching of the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes), campus Vitoria. The study embeds the Teachers’ Training Program developed by the Group of Research – Education in the City and Humanities (Gepech). Therefore, the query was chosen due to the need to work with the teachers, by assuming a full human formation that brings closer the city and the pedagogical practices, arranged inside classes of Young and Adults Education (EJA) in a school located in the city of Vitoria, ES. The research aims to analyze the contributions of locations in the city of Vitoria to tap the theme of History and Afro-Brazilian Culture in Humanities Teaching. Setting foot for the query proposition, which is stablished in the city education perspective, privileging the dialogs with individuals of a municipal school in Vitoria that is specialized in the young and adults’ education service. The school choice was based on the known entries of actions accomplished by its staff that explore different locations in the city. It is worth mentioning that the research process draws near the collaborative survey proposed by Ibiapina (2008). In order to set out the theoretical ground we preferred authors such as Lefebvre (2001), Canevacci (1993), Paulo Freire (1993; 1996; 2006 e 2011) among others that sustain the critical studies’ perspective. It is expected that the study may add pedagogical propositions that reaffirm the amendments of the law number 10.639/03, concerning the importance to ensure the teaching of History and Afro-Brazilian Culture and African in the school places. As well as systematize/build an educational material that deliver discussions about the city locations potency when it comes to history, ethnics and references that embrace the black people identity perception, in the Center of Vitoria, ES. We believe that these considerations may open up ways to make the involved people recognized and transformed through widening the knowledge access.


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