O ensino da língua numa perspectiva discursiva

Lopes, Rogéria Pinheiro Silva (2024)

tcc

RESUMO: o artigo aborda a importância da Língua Portuguesa como um meio essencial de comunicação e expressão, defendendo que o ensino dessa língua deve ultrapassar a simples transmissão de regras gramaticais e vocabulário. Ele propõe uma abordagem discursiva da linguagem, destacando-a como uma visão teórico-metodológica que busca uma compreensão ampla e contextualizada do processo comunicativo. Nesse contexto, a língua é considerada um fenômeno social e histórico, intrinsecamente ligada às práticas sociais. A perspectiva discursiva no ensino da Língua Portuguesa envolve o estudo dos discursos presentes na sociedade, sejam eles veiculados por meio de diferentes tipos de textos. Esta abordagem incentiva a compreensão das relações entre língua, poder e ideologia, identificação de estratégias argumentativas e reconhecimento das marcas de autoria nos textos. Além disso, destaca-se a necessidade de produção de textos autênticos e contextualizados pelos alunos, permitindo o desenvolvimento de habilidades de expressão e argumentação em diferentes gêneros discursivos. O artigo também aborda a importância de a escola considerar questões sócio-políticas e a diversidade no ensino, e destaca a evolução do papel do professor, enfatizando que agora eles são educadores voltados não apenas ao ensino, mas à educação integral dos alunos. Por fim, Carvalho (2005) destaca que o ensino da língua não deve ser excessivamente focado na decodificação e codificação, mas sim na compreensão do que foi lido e na promoção do prazer pela leitura. O objetivo principal do artigo foi desenvolver o hábito de leitura, estimular a criatividade, oralidade e escrita dos alunos, oferecendo um espaço para expressão, reflexão e aprendizado em diferentes campos.

ABSTRACT: This article addresses the importance of the Portuguese Language as an essential means of communication and expression, advocating that the teaching of this language should go beyond the simple transmission of grammar rules and vocabulary. It proposes a discursive approach to language, highlighting it as a theoretical-methodological view that seeks a broad and contextualized understanding of the communicative process. In this context, language is considered a social and historical phenomenon, intrinsically linked to social practices. The discursive perspective in teaching Portuguese involves the study of discourses present in society, whether conveyed through different types of texts. This approach encourages understanding the relationships between language, power, and ideology, identification of argumentative strategies, and recognition of authorship marks in texts. Furthermore, it emphasizes the need for students to produce authentic and contextualized texts, allowing the development of expression and argumentation skills in different discursive genres. The article also discusses the importance of schools considering socio-political issues and diversity in teaching, highlighting the evolution of the teacher's role, emphasizing that they are now educators focused not only on teaching but on the holistic education of students. Finally, Carvalho (2005) emphasizes that language teaching should not be excessively focused on decoding and encoding but rather on understanding what has1 been read and promoting pleasure in reading. The main objective of the article was to develop the habit of reading, stimulate the creativity, orality, and writing of students, offering a space for expression, reflection, and learning in different fields.


Collections: