A leitura na estante: uma ação pedagógica para visibilizar e potencializar a escrita
tcc
RESUMO: O artigo aborda a interconexão entre a leitura e a escrita, apresentando uma abordagem inovadora chamada "a leitura na estante" como uma estratégia pedagógica para fortalecer a escrita. Destaca a importância da leitura ativa e crítica no desenvolvimento das habilidades de escrita, enfatizando seu papel na base educacional e na expressão dos estudantes. Explora também o uso de tirinhas como ferramenta pedagógica para estimular a escrita e ampliar o horizonte literário dos alunos. Salienta que a leitura vai além da decifração de palavras, sendo uma porta para novos mundos, ideias e perspectivas, além de ser essencial para o desenvolvimento da linguagem, enriquecimento do vocabulário e promoção do pensamento crítico. O artigo foca na correlação entre leitura e escrita, propondo "a leitura na estante" como método pedagógico para impulsionar a escrita. O objetivo é explorar como a leitura ativa fortalece as habilidades de escrita, ampliando a expressão dos estudantes. Fundamenta-se na noção de que a leitura aprimora habilidades de escrita e compreensão, enriquecendo o vocabulário e promovendo o pensamento crítico. Quanto à metodologia, analisa como a prática de ler tirinhas pode ser uma ferramenta pedagógica eficaz para estimular a escrita e expandir o universo literário dos alunos. Os resultados destacam a leitura como uma janela para novos mundos, essencial para o desenvolvimento da linguagem, enriquecimento vocabular e estímulo ao pensamento crítico
ABSTRACT: The article addresses the interconnection between reading and writing, presenting an innovative approach called “reading on the bookshelf” as a pedagogical strategy to strengthen writing kills. It highlights the importance of active and critical reading in developing writing abilities, emphasizing its role in the educational foundation and students' expression. It also explores the use of comic strips as a pedagogical tool to stimulate writing and broaden students' literary horizons. It emphasizes that reading goes beyond word deciphering, serving as a gateway to new worlds, ideas, and perspectives, as well as being essential for language development, vocabulary enrichment, and fostering critical thinking. The article focuses on the correlation between reading and writing, proposing “reading on the bookshelf” as a pedagogical method to boost writing. The objective is to explore how active reading strengthens writing skills, enhancing students' expression. It is grounded in the notion that reading enhances writing and comprehension skills, enriches vocabulary, and promotes critical thinking. Regarding methodology, it analyzes how the practice of reading comic strips can be an effective pedagogical tool to stimulate writing and expand students' literary universe. Results highlight reading as a window to new worlds, essential for language development, vocabulary enrichment, and fostering critical thinking.
Redes Sociais