USO DE JOGOS DIGITAIS NA ALFABETIZAÇÃO

Azevedo, Neiva Oliveira Cardoso (2023)

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RESUMO: O estudo aborda a temática "Jogos Digitais na Alfabetização", tem por objetivo investigar o uso dos jogos digitais como recurso pedagógico no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. O problema abordado aponta para a necessidade de estratégias mais atrativas e eficazes à alfabetização, considerando as demandas da era digital. A fundamentação teórica se baseia em estudos que destacam a importância do lúdico e da motivação no processo de aprendizagem, bem como a influência das tecnologias digitais na educação. Nesse contexto são explorados conceitos relacionados à alfabetização, aos jogos digitais educativos e às habilidades cognitivas desenvolvidas por meio dessa abordagem. A abordagem metodológica adotada consiste no tipo de pesquisa com revisão bibliográfica que embasam teoricamente o uso dos jogos digitais na alfabetização. Além disso, é realizada uma pesquisa de campo com professores e estudantes, utilizando atividades práticas e observação do desenvolvimento dos participantes, a fim de coletar dados sobre a percepção dos envolvidos e os impactos dos jogos no processo de alfabetização. Os principais resultados esperados versam da identificação dos benefícios dos jogos digitais na alfabetização, como o aumento da motivação e do engajamento dos estudantes; o desenvolvimento de habilidades cognitivas e a melhoria nos índices de aprendizagem. Não obstante, o estudo pretende também fornecer subsídios para que educadores possam utilizar tais jogos digitais de forma adequada e eficaz em suas práticas pedagógicas.

ABSTRACT: The study investigates the use of digital games as a pedagogical tool in the literacy process, focusing on reading and writing skills. The goal is to identify whether these games can make the process more engaging and effective, meeting the demands of the digital age. The research is based on a theory that highlights the importance of play and motivation in learning, as well as the influence of technology in education. It also explores concepts related to literacy, educational digital games, and cognitive skills developed through this approach. The methodology includes a literature review on the use of digital games in literacy and a field study with teachers and students, involving practical activities and observation to assess the perceptions and impacts on learning. Expected results include increased student motivation and engagement, development of cognitive skills, and improvement in academic performance. The study also aims to provide support for educators to use digital games effectively in their teaching practices.


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