O Papel dos Jogos no Processo de Ensino-aprendizagem: Aplicações no Ensino de Astronomia

Evangelista, Joyce Ribeiro (2024)

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RESUMO: Neste artigo, mostraremos os resultados da aplicação de um jogo educativo com foco no ensino de Astronomia. O uso deste tipo de produto pode otimizar o processo de ensino-aprendizagem e promover o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais nos estudantes, articulada ao enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e com a metodologia Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM). Além disso, contribui para a ampliação de materiais didáticos que favoreçam a compreensão de conceitos abstratos, comuns nesta área do conhecimento. Sendo assim, fizemos um mapeamento das potencialidades pedagógicas de uma sequência didática (SD) que utiliza o jogo como instrumento de avaliação, promovendo uma abordagem diferenciada no ensino de Astronomia. A investigação, de natureza qualitativa, foi realizada com estudantes do 9º ano de uma escola estadual, utilizando questionários estruturados e semiestruturados, observação das atividades e um teste diagnóstico inicial para avaliar o entendimento prévio dos discentes. A SD em questão foi estruturada em seis etapas: Diagnóstica, Apresentação do Tema I, Apresentação do Tema II, Organização do Conhecimento, Aplicação do Conhecimento (Jogo) e Revisão do Conhecimento. Os resultados revelaram um aumento de 29,8% na quantidade de acertos em comparação a avaliação diagnóstica com o questionário final, indicando que a SD articulada ao uso de jogos pode favorecer o processo de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo em que fomenta a interação e o envolvimento dos estudantes em atividades dinâmicas e colaborativas. Os resultados obtidos destacam, ainda, a importância de diversificar os métodos avaliativos, integrando práticas mais dinâmicas e ativas que dialoguem com os interesses dos estudantes e potencializem o processo de aprendizagem.

ABSTRACT: This article presents the results of applying an educational game focused on teaching Astronomy. The use of such a product has the potential to optimize the teaching-learning process and promote the development of students' cognitive and socio-emotional skills. This approach aligns with the Science, Technology, Society and Environment (CTSA) framework and the Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM) methodology. Furthermore, it contributes to the expansion of didactic materials that enhance the comprehension of abstract concepts commonly encountered in this field of knowledge. To this end, we mapped the pedagogical potential of a didactic sequence (DS) that employs the game as an assessment tool, fostering an innovative approach to teaching Astronomy. This qualitative investigation was conducted with 9th-grade students from a public school, utilizing structured and semi-structured questionnaires, activity observations, and an initial diagnostic test to assess students' prior understanding. The DS was structured into six stages: Diagnostic, Presentation of Topic I, Presentation of Topic II, Knowledge Organization, Knowledge Application (Game), and Knowledge Review. The findings revealed a 29.8% increase in correct answers when comparing the diagnostic assessment with the final questionnaire, indicating that the DS integrated with game-based activities can enhance the teaching-learning process. Simultaneously, it fosters student interaction and engagement in dynamic and collaborative activities. The results underscore the importance of diversifying assessment methods, integrating more dynamic and active practices that resonate with students' interests and maximize the learning process.


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