PLANEJAMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNGOS, VISANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO

Nascimento, Isabel Cristina Santana (2024)

tcc

RESUMO: O desinteresse dos alunos em relação ao aprendizado é uma das principais preocupações dos profissionais da educação atualmente. No ensino de Biologia, esse desafio está frequentemente associado à abstração dos conteúdos e à falta de conexão com o cotidiano. Nesse contexto, o planejamento educacional como atividade reflexiva desempenha um papel fundamental na formulação de estratégias pedagógicas eficazes. Em virtude disso, desenvolveu-se neste trabalho uma sequência didática para o ensino de fungos no ensino médio, concebida como instrumento do planejamento educacional. A proposta articulou teoria e prática, aproximando o conteúdo à realidade dos alunos. Os resultados evidenciaram que essas estratégias são eficazes para despertar o interesse dos estudantes e promover um aprendizado mais conectado à sua vivência. Assim, este trabalho apresenta uma alternativa para abordar o conteúdo de fungos de forma mais atrativa e significativa, devendo ser compreendido como parte de um conjunto mais amplo de estratégias para enfrentar esse desafio.

ABSTRACT: Students' lack of interest in learning is one of the main concerns of education professionals today. In Biology teaching, this challenge is often associated with the abstraction of content and the lack of connection with everyday life. In this context, educational planning as a reflective activity plays a fundamental role in the formulation of effective pedagogical strategies. As a result, this study developed a didactic sequence for teaching fungi in high school, conceived as an instrument of educational planning. The proposal articulated theory and practice, bringing the content closer to the students' reality. The results showed that these strategies are effective in awakening students' interest and promoting learning that is more connected to their experiences. Thus, this study presents an alternative for approaching the content of fungi in a more attractive and meaningful way, and should be understood as part of a broader set of strategies to face this challenge.


Collections: