Autismo e o ensino de Ciências: possibilidades e desafios

Gonzalez, Francielly Casotti (2015)

tcc

Esta pesquisa objetivou compreender de que maneira os professores de Ciências têm percebido os alunos com autismo em suas aulas e quais práticas têm sido realizadas para proporcionar lhes a apropriação do conhecimento em Ciências Biológicas. Para a efetivação desse trabalho realizamos um estudo de caso com abordagem sócio-histórica, buscando compreender os eventos investigados, descrevendo-os e procurando as suas possíveis relações. Assim, fez-se uso de entrevista semiestruturada e observação das aulas de Ciências. Foram entrevistados dois alunos com autismo, seus pais e três professoras que atuam na rede pública (municipal e estadual) de São Roque do Canaã ES. Com base nas respostas de cada participante, foi verificado a percepção das professoras e se suas práticas proporcionam ao aluno com autismo a apropriação do conhecimento na disciplina de Ciências, destacando a aceitação das mesmas sobrea inclusão do aluno com autismo, identificando se existe correlação entre as práticas analisadas e os discursos observados. Os resultados analisados revelaram a importância da percepção das professoras, pois compreendemos que este é o fator desencadeante da efetivação da inclusão uma vez que esses alunos devem ser vistos como participantes do processo educativo. Chegamos ao entendimento de que a inclusão não se faz apenas através do professor, de suas concepções, de suas atitudes e metodologias, é um processo amplo que precisa ser vivenciado por toda comunidade escolar. Em suma, a diversificação das práticas, a sensibilidade do professor e o apoio da família figuram como possibilidades, enquanto o despreparo dos professores para atender às demandas do público alvo da educação especial, a falta de materiais didáticos adaptados e a não participação do grupo escolar ensejam-se como desafios para o ensino de Ciências aos alunos com autismo.


Collections: