A imigração em diálogo com o ensino de história: as potencialidades da Vila de Araguya para mediar as discussões sobre memória, cultura e identidade.

Pivetta, Usalio Braz (2019)

dissertação de mestrado

RESUMO: O presente trabalho objetiva produzir, no formato de material educativo, um livro sistematizando os potenciais históricos da vila de Araguaya. Busca mediar o ensino da História da imigração e gerar problematizações sobre memória, cultura e identidade dos moradores da região de Montanhas do Espírito Santo. Também busca despertar o diálogo sobre o ensino da disciplina de História e a imigração para o Espírito Santo a partir das potencialidades histórico-culturais presentes na vila de Araguaya, munícipio de Marechal Floriano. O acervo cultural da localidade e a contextualização histórica da imigração para o Espírito Santo no final do século XIX e início do século XX, segue a premissa teórica de Saletto, Bittencourt, Rocha, Ribeiro, Grosseli e Quintão. Apresenta-se o potencial problematizador em relação às questões relativas à memória, identidade e representações sociais, a partir das concepções teóricas de autores como Le Goff, Moscovici, Tagfel e Hall. Busca-se contribuir para um auto (re)conhecimento histórico por parte dos alunos como sendo produtos e produtores do processo histórico em questão, sempre norteados pela concepção educacional na pedagogia freireana. Este trabalho incentiva uma reflexão sobre identidade, conceito possivelmente marcado por um conflito entre o que é endogrupal e exogrupal. Esse distanciamento conduz uma invisibilização da cultura imigrante e não permite que os alunos se enxerguem como sujeitos dotados de historicidade, autonomia, e assim participem da dialogicidade entre o ensino e a leitura de suas próprias Histórias, conforme Freire orienta em suas obras. Além disso, estudam-se os bens materiais e imateriais de Araguaya, visando a auxiliar os professores e educandos da região no processo de construção do (re)conhecimento histórico.

ABSTRACT: The present work aims to produce, in the format of educational material, a book systematizing the historical indicators of the vila de Araguaia. The teaching of the history of immigration and the generation of problematizations about the memory, culture and identity of the residents of the region of Espirito Santo. It also seeks dialogue on the cultural and historical potential of vila de Araguaia, municipality of Marechal Floriano. The cultural heritage of the locality and the contextualization of the twentieth century follows a theoretical premise of Saletto, Bittencourt, Rocha, Ribeiro, Grosseli and Quintão. The presentation of the problem regarding issues related to memory, identity and social representations, from the theoretical conceptions of authors like Le Goff, Moscovici, Tagfel and Hall. It seeks to contribute to a historical self (re) knowledge on the part of students as products and producers of historical process in question, always those directed to Educational Engineering in Freirean pedagogy. This job is motivating the identity, objective has fixed to an conflict between the endogrupal and exogrupal. This distance led to an invisibility of the immigrant culture and does not allow students to behave as subjects of historicity, autonomy, and thus participate in the dialogue between teaching and reading their stories, according to the orientation of their works. In addition, we study the material and immaterial materials of Araguaia, aiming to assist the teachers and educators of the region in the process of (re) historical knowledge construction.


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