Concepções de professores de Biologia acerca da perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência

Torezani, Uilliam Martins (2015)

tcc

Esta pesquisa buscou conhecer as concepções de professores de Biologia acerca da perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência. Portanto, optamos por realizar uma pesquisa qualitativa embasada na abordagem sócio-histórica na perspectiva do estudo de caso, a partir das contribuições de autores que atualizam essa abordagem. Utilizamos como procedimento metodológico entrevistas semiestruturadas pautadas em perguntas pré-elaboradas como roteiro a ser seguido. Desta forma, foi possível identificar as concepções de inclusão de pessoas com deficiência trazidas pelos professores de Biologia e a relação com seu processo de formação inicial e continua da. Por fim chegamos ao entendimento de que as concepções das professoras de Biologia vêm sendo construídas no decorrer de suas docências, que a abordagem dos cursos de graduação e de formação continuada na Licenciatura de Ciências Biológicas está caminhando para melhor direcionar esses professores no caminho de uma educação reflexiva, crítica e que contribua para o aprendizado de todos os alunos. Também concluímos que, a utilização de diferentes metodologias de ensino nas aulas de Biologia pode ser um meio de incluir a heterogeneidade existente no ambiente escolar, e que são perpassadas pelas concepções dos professores de Biologia acerca da perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência.


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