dc.contributor.advisor | Gomes, Antônio Carlos | |
dc.contributor.author | Castro, Bruna Matias do Nascimento de | |
dc.date.accessioned | 2020-05-19T18:20:49Z | |
dc.date.available | 2020-05-19T18:20:49Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | CASTRO, Bruna Matias do Nascimento de. A humanidade nas operações de linguagem : exercitando a ambiguidade sob a abordagem epilinguística. 2019. 197 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Humanidades) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. Disponível em: <http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000016/000016ab.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/557 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa situa-se na linha “Práticas educativas” do Programa de Pósgraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do Instituto Federal do Espírito
Santo, e tem como principal objetivo contribuir com a humanização de sujeitos por
meio de atividades operatórias com e sobre a linguagem, envolvendo um estudo
relacionado a palavras e expressões ambíguas. O interesse por tal investigação
nasceu da nossa vivência como professora de Língua Portuguesa da educação
básica, na rede pública de ensino, onde percebemos dificuldades dos alunos em
relação à língua(gem), sobretudo, quando necessitam referenciar sentidos e
interpretar textos/enunciados. A metodologia do nosso trabalho se ancora na
pesquisa qualitativa com intervenção peda gógica, na qual utilizamos uma
sequência de atividades explorando as ambiguidades, a fim de que os estudantes
pudessem operar com e sobre tais representações enunciativas. A intervenção junto
aos participantes da pesquisa foi mediada sob o princípio da dialogicidade freiriana
em um processo construtivo de conhecimentos que imerge no ensino de
humanidades ao propor, por meio das atividades epilinguísticas, uma abordagem
reflexiva da língua, criando situações em que os sujeitos enunciadores pudessem
operar estabilizando e deformando noções nos contextos de linguagem da própria
humanidade. Utilizamos como base teórica: Franchi (2006), Rezende (2008), Geraldi
(2013), Travaglia (2005), Marcuschi (2008), Freire (2016), Cançado (2013), Zavaglia
(2016) entre outros que essencialmente justificam o diálogo entre o ensino reflexivo
da Língua Portuguesa e a formação de um sujeito crítico, em um movimento
dialético entre teoria e prática, buscando a promoção de mudanças no processo de
ensino-aprendizagem. O produto educacional resultante da nossa pesquisa é um
ebook que reúne as atividades trabalhadas com os estudantes durante a pesquisa. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This research is stands in the line "Educational Practices" of the Postgraduate
Program in Humanities Education (PPGEH) of the Federal Institute of Espírito Santo,
and its main objective is to contribute to the humanization of subjects through
operative activities with and on language involving a study related to ambiguous
words and expressions. The interest for such research was born from our experience
as a Portuguese language teacher in basic education, in the public school system
where we perceive difficulties of the students in relation to the language (gem),
especially when they need to refer directions and interpret texts / statements. The
methodology of our work is anchored in the qualitative research with pedagogical
intervention, in which we used a sequence of activities exploring the ambiguities, so
that the students could operate with and on such enunciative representations. The
intervention with the participants of the research was mediated under the principle of
Freirean dialogism in a constructive process of knowledge that immerses in the
teaching of the humanities when proposing, through the epilingualistic activities, a
reflexive approach of the language, creating situations in which the subjects
enunciadores could operate by stabilizing and deforming notions in the language
contexts of humanity itself. We use as theoretical basis Franchi (2006), Rezende
(2008), Geraldi (2013), Travaglia (2005), Marcuschi (2008), Freire (2016), Cançado
(2013), Zavaglia (2016) essentially justify the dialogue between the reflective
teaching of the Portuguese Language and the formation of a critical subject, in a
dialectical movement between theory and practice, seeking to promote changes in
the teaching-learning process | pt_BR |
dc.format.extent | 197 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ambiguidade | pt_BR |
dc.subject | Epilinguagem | pt_BR |
dc.subject | Práxis Humanizadora | pt_BR |
dc.title | A humanidade nas operações de linguagem: exercitando a ambiguidade sob a abordagem epilinguística. | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | http://lattes.cnpq.br/2837735770029332 | |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012072P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de humanidades | pt_BR |
ifes.researchArea | Práticas educativas em ensino de humanidades e formação de professores em ensino de humanidades. | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades | |
dc.contributor.member | Gomes, Antônio Carlos | |
dc.contributor.member | Martinelli, Nelson Filho | |
dc.contributor.member | Peres, Edenize Ponzo | |
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