Análise de perfil profissional para implementação de curso de educação a distância no Batalhão de Polícia Militar Ambiental
artigo
Este estudo tem como objetivo avaliar a aptidão dos profissionais lotados no Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) para a realização de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD). A pesquisa foi motivada pela dispersão geográfica das subunidades do BPMA, que dificulta a realização de capacitações presenciais, gerando altos custos e impactando a capacitação contínua dos militares. A metodologia adotada foi quantitativa, com aplicação de questionário online para 151 militares, abrangendo aspectos como familiaridade com tecnologias digitais, experiência anterior com EaD e percepção sobre a modalidade. Os resultados indicaram que a maioria dos militares já possui experiência com EaD e demonstram alta satisfação e predisposição para participar de novos cursos a distância. Conclui-se que a implementação de cursos EaD no BPMA é viável e pode contribuir para a capacitação contínua e a melhoria no desempenho das atividades de fiscalização ambiental, sem substituir a importância dos cursos presenciais, especialmente para novos ingressantes.
This study aims to assess the aptitude of professionals stationed in the Environmental Military Police Battalion (BPMA) for participating in Distance Education (EaD) courses. The research was driven by the geographic dispersion of BPMA subunits, which hinders the organization of in-person training, resulting in high costs and negatively impacting the continuous training of military personnel. The methodology employed was quantitative, with an online questionnaire administered to 151 military personnel, covering aspects such as familiarity with digital technologies, prior experience with EaD, and perceptions of the modality. The results indicated that most military personnel already have experience with EaD and show high satisfaction and willingness to participate in future online courses. It is concluded that the implementation of EaD courses at BPMA is feasible and can contribute to ongoing training and improved performance in environmental inspection activities, without replacing the importance of inperson courses, particularly for new recruits.
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