A acessibilidade das imagens em livros didáticos por meio da confluência entre design e tecnologia

Munari, Giovana Dewes (2019)

Dissertação de mestrado

RESUMO: A inclusão de pessoas com deficiência nas escolas ainda é uma questão que necessita ser aprofundada, sobretudo quando o problema é produzir imagens em livros didáticos acessíveis ao maior número de pessoas possíveis. Deste modo, essa pesquisa qualitativa analisou a percepção que os estudantes com deficiência visual e designers possuem das imagens em livros impressos como um recurso para o planejamento de imagens em livros didáticos digitais. Tratou-se, pois, de um estudo de caso único, centrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e a abordagem aos alunos e designers da instituição foi feita por intermédio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram falhas gráficas e conhecimento superficial dos designers sobre questões acessíveis, mas também demonstraram que os alunos desejam melhorias na mesma proporção em que os profissionais estão dispostos a capacitarem-se para oferecer um serviço de excelência. Com isso, concluiu-se que, mais do que diretrizes fechadas, o que pode tornar as imagens em livros didáticos mais acessíveis é justamente a abertura do diálogo entre quem cria e quem utiliza a imagem.

ABSTRACT: The inclusion of people with disabilities in schools is still an issue that needs to be deepened, especially when the problem is to produce textbook images accessible to as many people as possible. This qualitative research analyzed the perception that visually impaired students and designers have of images in printed books as a resource for planning images in digital textbooks. This is an unique case focusing the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) and the approach to the students and designers of the institution was made through semistructured interviews. The results evidenced graphical flaws and shallow knowledge of designers about affordable issues, but also demonstrated that students want improvements as professionals are willing to be able to deliver a service of excellence. With this, it was concluded that, more than closed guidelines, what can make the images in textbooks more accessible is precisely the opening of the dialogue between who creates and who uses the image.