Show simple item record

Inclusão educacional de alunos com transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): os desafios para o ensino da geografia

dc.contributor.advisorAdeodato, Ademir
dc.contributor.authorFerrazi, Gelson Dias
dc.date.accessioned2020-02-27T15:48:24Z
dc.date.available2020-02-27T15:48:24Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationFERRAZI, Gelson Dias. Inclusão educacional de alunos com transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): os desafios para o ensino da geografia. 2019. 45 f. Monografia (Graduação em Geografia) - Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Espírito Santo IFES, Nova Venecia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/541
dc.description.abstractRESUMO: Considerando a inclusão educacional e os desafios para efetivá-la, o presente estudo objetivou investigar, descrever e analisar os desafios enfrentados pela escola e pela família no processo de escolarização de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), no contexto das aulas de Geografia. Para tanto, uma metodologia qualitativa foi aplicada, por meio de entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com o docente de Geografia e um representante familiar do aluno diagnosticado com TDAH. Posteriormente, os dados obtidos foram analisados segundo os pressupostos de Triviños (1987) para Triangulação de Dados. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Nova Venécia – ES, que apresentava aluno matriculado e frequente, com laudo do transtorno mencionado acima. Desse modo, foi possível refletir sobre os desafios e os caminhos trilhados, por ambas as partes, para efetivação do processo de inclusão educacional desse estudante. O estudo demonstrou, que apesar dos esforços empreendidos pela escola e pela família, a falta de conhecimento mais profundo em relação aos diferentes tipos de transtorno tem se apresentado como um dos pontos críticos para a efetivação da inclusão, bem como a resistência em relação à inclusão destes sujeitos em ambiente escolar comum. Também foi percebido que há uma relevante interação entre família e escola, que tem sido primordial para os avanços que têm ocorrido no processo educativo do estudante. Palavras-chave: TDAH. Ensino de Geografia. Inclusão Educacional. Educação Básica.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Considering educational inclusion and challenges to carry it, the present study aimed to investigate, describe and analyze the challenges faced by school and family in the process of schooling students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), in the context of Geography classes. To this end, a qualitative methodology was applied, through semistructured interviews, developed with the Geography professor and a representative student diagnosed with ADHD. Subsequently, the data obtained were analyzed according to the assumptions of Triviños (1987) to Triangulation of Data. The research was developed in a municipal school in Nova Venécia – ES, that had a enrolled and frequent student, with a report of the disorder mentioned above. Thus, it was possible to reflect on the challenges and paths followed by both parties to effect the process of educational inclusion of this student. The study demonstrated, despite the efforts made by the school and the family, the lack of deeper knowledge in relation to the different types of disorder have been presented as one of the critical points for the effectiveness of inclusion, as well as resistance in relation to inclusion of these common school environment. It has also been noticed that there is a relevant interaction between family and school that has been paramount to the advances that have occurred in the educational process of the student. However, the lack of more specific training is still a hindrance to make this process more satisfactorily.
dc.format.extent45 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.titleInclusão educacional de alunos com transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): os desafios para o ensino da geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localNova Venéciapt_BR
ifes.campusCampus Nova Venéciapt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus Nova Veneciapt_BR
ifes.course.undergraduateGeografia
dc.contributor.memberZiviani, Mariza Carvalho Nascimento
dc.contributor.memberHeidman, Hedeone


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record