dc.contributor.advisor | Adeodato, Ademir | |
dc.contributor.author | Ferrazi, Gelson Dias | |
dc.date.accessioned | 2020-02-27T15:48:24Z | |
dc.date.available | 2020-02-27T15:48:24Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | FERRAZI, Gelson Dias. Inclusão educacional de alunos com transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): os desafios para o ensino da geografia. 2019. 45 f. Monografia (Graduação em Geografia) - Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Espírito Santo IFES, Nova Venecia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/541 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Considerando a inclusão educacional e os desafios para efetivá-la, o presente estudo objetivou investigar, descrever e analisar os desafios enfrentados pela escola e pela família no processo de escolarização de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), no contexto das aulas de Geografia. Para tanto, uma metodologia qualitativa foi aplicada, por meio de entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com o docente de Geografia e um representante familiar do aluno diagnosticado com TDAH. Posteriormente, os dados obtidos foram analisados segundo os pressupostos de Triviños (1987) para Triangulação de Dados. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Nova Venécia – ES, que apresentava aluno matriculado e frequente, com laudo do transtorno mencionado acima. Desse modo, foi possível refletir sobre os desafios e os caminhos trilhados, por ambas as partes, para efetivação do processo de inclusão educacional desse estudante. O estudo demonstrou, que apesar dos esforços empreendidos pela escola e pela família, a falta de conhecimento mais profundo em relação aos diferentes tipos de transtorno tem se apresentado como um dos pontos críticos para a efetivação da inclusão, bem como a resistência em relação à inclusão destes sujeitos em ambiente escolar comum. Também foi percebido que há uma relevante interação entre família e escola, que tem sido primordial para os avanços que têm ocorrido no processo educativo do estudante.
Palavras-chave: TDAH. Ensino de Geografia. Inclusão Educacional. Educação Básica. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Considering educational inclusion and challenges to carry it, the present study aimed to
investigate, describe and analyze the challenges faced by school and family in the process of
schooling students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), in the context of
Geography classes. To this end, a qualitative methodology was applied, through semistructured interviews, developed with the Geography professor and a representative student
diagnosed with ADHD. Subsequently, the data obtained were analyzed according to the
assumptions of Triviños (1987) to Triangulation of Data. The research was developed in a
municipal school in Nova Venécia – ES, that had a enrolled and frequent student, with a
report of the disorder mentioned above. Thus, it was possible to reflect on the challenges and
paths followed by both parties to effect the process of educational inclusion of this student.
The study demonstrated, despite the efforts made by the school and the family, the lack of
deeper knowledge in relation to the different types of disorder have been presented as one of
the critical points for the effectiveness of inclusion, as well as resistance in relation to
inclusion of these common school environment. It has also been noticed that there is a
relevant interaction between family and school that has been paramount to the advances that
have occurred in the educational process of the student. However, the lack of more specific
training is still a hindrance to make this process more satisfactorily. | |
dc.format.extent | 45 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
dc.title | Inclusão educacional de alunos com transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): os desafios para o ensino da geografia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Nova Venécia | pt_BR |
ifes.campus | Campus Nova Venécia | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus Nova Venecia | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Geografia | |
dc.contributor.member | Ziviani, Mariza Carvalho Nascimento | |
dc.contributor.member | Heidman, Hedeone | |
Redes Sociais