Inclusão educacional de alunos com transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) : os desafios para o ensino da geografia.

Ferrazi, Gelson Dias (2020-02-19)

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RESUMO Considerando a inclusão educacional e os desafios para efetivá-la, o presente estudo objetivou investigar, descrever e analisar os desafios enfrentados pela escola e pela família no processo de escolarização de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), no contexto das aulas de Geografia. Para tanto, uma metodologia qualitativa foi aplicada, por meio de entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com o docente de Geografia e um representante familiar do aluno diagnosticado com TDAH. Posteriormente, os dados obtidos foram analisados segundo os pressupostos de Triviños (1987) para Triangulação de Dados. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Nova Venécia – ES, que apresentava aluno matriculado e frequente, com laudo do transtorno mencionado acima. Desse modo, foi possível refletir sobre os desafios e os caminhos trilhados, por ambas as partes, para efetivação do processo de inclusão educacional desse estudante. O estudo demonstrou, que apesar dos esforços empreendidos pela escola e pela família, a falta de conhecimento mais profundo em relação aos diferentes tipos de transtorno tem se apresentado como um dos pontos críticos para a efetivação da inclusão, bem como a resistência em relação à inclusão destes sujeitos em ambiente escolar comum. Também foi percebido que há uma relevante interação entre família e escola, que tem sido primordial para os avanços que têm ocorrido no processo educativo do estudante. Palavras-chave: TDAH. Ensino de Geografia. Inclusão Educacional. Educação Básica.


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