O estudo da paisagem na geografia a partir do apoio da realidade aumentada
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A finalidade desse trabalho foi compreender o impacto do uso das Tecnologias de Interfaces Tangíveis, como a Realidade Aumentada, no estudo da paisagem através da chamada Caixa de Areia, com estudantes do Ensino Médio integrado, no município de Nova Venécia-ES. A Realidade Virtual e Aumentada é um campo da computação que investiga a compreensão do mundo real com os conhecimentos e dados produzidos eletronicamente através de um computador. A Caixa de Areia permite empregar um objeto interativo, onde o próprio usuário pode elaborar as formas de relevo, e visualizá-las em 3D. Dessa forma, buscou-se compreender que os conteúdos vinculados ao estudo da paisagem na Geografia são compreendidas de forma mais proveitosa pelos estudantes a partir do uso das Tecnologias de Interfaces Tangíveis e se, de fato, ou uso dessas tecnologias permite uma melhor correlação com a realidade vivenciada e se os conteúdos são assimilados de maneira crítica. Assim foram aplicados dois planos de aula com os estudantes de duas turmas do 1º ano do Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio com metodologias diferenciadas, um com caráter teórico expositivo e outro mais dinâmico interativo com o uso da Caixa da Areia para avaliar os impactos no processo de ensino-aprendizagem. Posteriormente, foram submetidos a uma avaliação sobre a aquisição dos conhecimentos, em função das diferentes metodologias adotadas. Os resultados permitiram concluir que o recurso da Caixa de Areia possibilitou que uma turma com desempenhos acadêmicos muito diferentes e, por vezes, discrepantes, alcançasse uma aprendizagem equitativa em relação a turma que foi submetida a compreensão dos conteúdos de maneira teórica e expositiva, ainda que a mesma apresentasse melhor desempenho. Ou seja, na turma em que foi utilizado o recurso tecnológico a resposta de aprendizagem foi mais equilibrada do que na outra turma, cuja metodologia aplicada reproduzia a lógica de um pequeno grupo com desempenho notável dentro da turma e parte dos demais um desempenho bastante inferior.
The purpose of this work was to understand the impact of the use of Tangible Interfaces Technologies, such as Augmented Reality, in the study of the landscape through the so-called Sandbox, with integrated high school students, in the municipality of Nova Venécia-ES. Virtual and Augmented Reality is a field of computing that investigates the understanding of the real world with the knowledge and data produced electronically through a computer. The Sandbox allows you to employ an interactive object, where the user can create the relief shapes, and view them in 3D. In this way, it was sought to understand that the contents linked to the study of landscape in Geography are more profitably understood by students from the use of Tangible Interface Technologies and whether, in fact, or use of these technologies allows a better correlation with the experienced reality and whether the contents are critically assimilated. Thus, two lesson plans were applied to students from two classes of the 1st year of the Mining Technician Integrated to High School with different methodologies, one with a theoretical expository character and the other more dynamic interactive with the use of Sandbox to assess the impacts on teaching-learning process. Subsequently, they were subjected to an assessment on the acquisition of knowledge, according to the different methodologies adopted. The results allowed us to conclude that the Sandbox resource enabled a class with very different and sometimes discrepant academic performances, to achieve an equitable learning in relation to the class that was submitted to the understanding of the contents in a theoretical and expository way, even though it performed better. That is, in the class in which the technological resource was used, the learning response was more balanced than in the other class, whose applied methodology reproduced the logic of a small group with remarkable performance within the class and part of the others with a much lower performance.
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