O estudo da paisagem na geografia a partir do apoio da realidade aumentada

Belcavello, Regiani Salomão (2019)

tcc

A finalidade desse trabalho foi compreender o impacto do uso das Tecnologias de Interfaces Tangíveis, como a Realidade Aumentada, no estudo da paisagem através da chamada Caixa de Areia, com estudantes do Ensino Médio integrado, no município de Nova Venécia-ES. A Realidade Virtual e Aumentada é um campo da computação que investiga a compreensão do mundo real com os conhecimentos e dados produzidos eletronicamente através de um computador. A Caixa de Areia permite empregar um objeto interativo, onde o próprio usuário pode elaborar as formas de relevo, e visualizá-las em 3D. Dessa forma, buscou-se compreender que os conteúdos vinculados ao estudo da paisagem na Geografia são compreendidas de forma mais proveitosa pelos estudantes a partir do uso das Tecnologias de Interfaces Tangíveis e se, de fato, ou uso dessas tecnologias permite uma melhor correlação com a realidade vivenciada e se os conteúdos são assimilados de maneira crítica. Assim foram aplicados dois planos de aula com os estudantes de duas turmas do 1º ano do Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio com metodologias diferenciadas, um com caráter teórico expositivo e outro mais dinâmico interativo com o uso da Caixa da Areia para avaliar os impactos no processo de ensino-aprendizagem. Posteriormente, foram submetidos a uma avaliação sobre a aquisição dos conhecimentos, em função das diferentes metodologias adotadas. Os resultados permitiram concluir que o recurso da Caixa de Areia possibilitou que uma turma com desempenhos acadêmicos muito diferentes e, por vezes, discrepantes, alcançasse uma aprendizagem equitativa em relação a turma que foi submetida a compreensão dos conteúdos de maneira teórica e expositiva, ainda que a mesma apresentasse melhor desempenho. Ou seja, na turma em que foi utilizado o recurso tecnológico a resposta de aprendizagem foi mais equilibrada do que na outra turma, cuja metodologia aplicada reproduzia a lógica de um pequeno grupo com desempenho notável dentro da turma e parte dos demais um desempenho bastante inferior.


Collections: