Inserção da realidade local no ensino de geografia no ensino fundamental II

Assis, Naimia Medina de (2020)

Trabalho de conclusão de curso

RESUMO: A leitura do mundo é construída a partir da vivência dos educandos, contextualizadas e trabalhados pelos educadores em sala de aula. A leitura do mundo dá significado ao que o educando lê nos livros, despertando sua curiosidade, sendo, portanto, necessário incorporar práticas que os auxiliem a compreender e vivenciar o conteúdo ensinado. O estudo da realidade local, fornece elementos importantes para obter um enriquecimento didático-pedagógico que permita ao educando superar o senso comum e reconhecer a história do meio em que vive, participando ativamente de cada processo. As discussões teóricas realizadas neste trabalho fundamentaram-se em Freire (1996), Santos (1994), Castellar (2000), Callai e Zarth (1988), Cavalcanti (2001) dentre outros, os quais colocam em pauta a discussão da inserção da realidade do educando na prática pedagógica e na forma como dialogam com os conteúdos curriculares formais. Assim, sob uma abordagem qualitativa realizou-se uma pesquisa local, a partir da observação participante proposta por Brandão (1998), com avaliação de entrevistas em sala e do cotidiano escolar, planos de aula e o projeto político-pedagógico, nas turmas iniciais do Ensino Fundamental II e educadores de Geografia, na escola EMEF Juracy Cardoso Viana, situada no município de Pinheiros/ES, no período de agosto de 2017 a julho de 2018, durante o estágio obrigatório realizado na instituição. Os resultados revelam que os educadores, de maneira geral, têm poucos recursos dentro da própria instituição e há necessidade de formação continuada a fim de garantir o desenvolvimento de atividades que contemplem no currículo o cotidiano do educando. O estudo sobre a realidade local deve ser inserido no currículo como importante instrumento de ensino-aprendizagem, a fim de capacitar não apenas o educando em conhecer a fundo seu lugar, mas despertar uma grande compreensão para o aprendizado tanto prático quanto teórico.

ABSTRACT: The reading of the world is built from the experience of the students, contextualized and worked by educators in the classroom. The reading of the world gives meaning to what the student reads in the books, arousing their curiosity, therefore, it is necessary to incorporate practices that help them to understand and experience the taught content. The study of local reality provides important elements to obtain a didactic-pedagogical enrichment that allows the student to overcome common sense and recognize the history of the environment in which he lives, actively participating in each process. The theoretical discussions carried out in this work were based on Freire (1996), Santos (1994), Castellar (2000), Callai and Zarth (1988), Cavalcanti (2001) and others, which discuss the insertion of reality. of the learner in the pedagogical practice and in the way they dialogue with the formal curricular contents. Thus, under a qualitative approach, a local research was conducted, based on the participant observation proposed by Brandão (1998), with the evaluation of classroom interviews and school daily life, lesson plans and the political-pedagogical project in the initial classes of the study. Elementary School II and Geography educators, at EMEF Juracy Cardoso Viana School, located in the municipality of Pinheiros / ES, from August 2017 to July 2018, during the required internship at the institution. The results reveal that educators, in general, have few resources within the institution and there is a need for continued training in order to guarantee the development of activities that include the student's daily life in the curriculum. The study of the local reality must be inserted in the curriculum as an important instrument of teaching-learning, in order to enable not only the student to know his place in depth, but to awaken a great understanding for both practical and theoretical learning.


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