Inserção da realidade local no ensino de geografia no ensino fundamental II

Assis, Naimia Medina de (2020)

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A leitura do mundo é construída a partir da vivência dos educandos, contextualizadas e trabalhados pelos educadores em sala de aula. A leitura do mundo dá significado ao que o educando lê nos livros, despertando sua curiosidade, sendo, portanto, necessário incorporar práticas que os auxiliem a compreender e vivenciar o conteúdo ensinado. O estudo da realidade local, fornece elementos importantes para obter um enriquecimento didático-pedagógico que permita ao educando superar o senso comum e reconhecer a história do meio em que vive, participando ativamente de cada processo. As discussões teóricas realizadas neste trabalho fundamentaram-se em Freire (1996), Santos (1994), Castellar (2000), Callai e Zarth (1988), Cavalcanti (2001) dentre outros, os quais colocam em pauta a discussão da inserção da realidade do educando na prática pedagógica e na forma como dialogam com os conteúdos curriculares formais. Assim, sob uma abordagem qualitativa realizou-se uma pesquisa local, a partir da observação participante proposta por Brandão (1998), com avaliação de entrevistas em sala e do cotidiano escolar, planos de aula e o projeto político-pedagógico, nas turmas iniciais do Ensino Fundamental II e educadores de Geografia, na escola EMEF Juracy Cardoso Viana, situada no município de Pinheiros/ES, no período de agosto de 2017 a julho de 2018, durante o estágio obrigatório realizado na instituição. Os resultados revelam que os educadores, de maneira geral, têm poucos recursos dentro da própria instituição e há necessidade de formação continuada a fim de garantir o desenvolvimento de atividades que contemplem no currículo o cotidiano do educando. O estudo sobre a realidade local deve ser inserido no currículo como importante instrumento de ensino-aprendizagem, a fim de capacitar não apenas o educando em conhecer a fundo seu lugar, mas despertar uma grande compreensão para o aprendizado tanto prático quanto teórico.


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