O perfil, as áreas de atuação e competências de licenciados egressos do curso de licenciatura em geografia do IFES - Campus Nova Venécia-ES
Trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O trabalho apresenta uma investigação sobre o perfil do egresso, áreas de atuação e percepções de competências de licenciados egressos do curso de Licenciatura em Geografia do IFES- Campus Nova Venécia. Foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, de forma a obter dados por meio da aplicação de questionários para os participantes da pesquisa. Quando se trata de educação, toda investigação é válida para propiciar melhorias nas metodologias aplicadas na formação de professores, que estão adquirindo uma profissão onde se tornarão responsáveis por contribuir com a educação de muitas outras pessoas, como constatamos, na pesquisa de campo, no perfil, nas competências e possibilidades de atuação destes profissionais recém licenciados. Para tanto realizei uma discussão teórica a respeito do conceito competência e dentre os autores consultados como Perrenoud (2000), Machado (2002), Veiga (2002), Alves e Garcia (2011), o âmbito da sua capacitação foi levantada pelos mesmos, como fator importante na busca pela preparação e atualização contínua dos conhecimentos. Os licenciados devem aprender a perceber o aluno, o contexto e as particularidades de cada um, para desta forma possam planejar e criar situações de aprendizagem tornando o conhecimento cada vez mais acessível. Para tanto os licenciados pesquisados fazem parte do primeiro grupo de formandos do segundo semestre de 2018, e contribuíram identificando tanto o perfil como as áreas de atuação do licenciado em Geografia, e as percepções das competências assimiladas no decorrer no curso.
ABSTRACT: The work presents an investigation on the profile of the graduate, areas of expertise and perceptions of the skills of graduates graduating from the Degree in Geography course at IFES- Campus Nova Venécia. A qualitative research was carried out, in order to obtain data through the application of questionnaires for the research participants. When it comes to education, all research is valid to provide improvements in the methodologies applied in the training of teachers, who are acquiring a profession where they will become responsible for contributing to the education of many other people, as we have seen in the field research, in the profile , in the skills and performance possibilities of these recently graduated professionals. To this end, I held a theoretical discussion about the concept of competence and among the authors consulted such as Perrenoud (2000), Machado (2002), Veiga (2002), Alves and Garcia (2011), the scope of their training was raised by them, as important factor in the search for the preparation and continuous updating of knowledge. Graduates must learn to understand the student, the context and the particularities of each one so that they can plan and create learning situations, making knowledge increasingly accessible.For that, the researched graduates are part of the first group of graduates of the second semester of 2018, and contributed by identifying both the profile and the areas of performance of the graduate in Geography, and the competences were assimilated during the course.
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